Sociedade Bíblica de Portugal

Túmulo na Pedra

Em Israel, as pessoas eram enterradas em túmulos cortados em rocha desde o período do Primeiro Templo (por volta do século VIII antes de Cristo até 586 aC) até o final do período do Segundo Templo (primeiro século aC a 70 dC).

Período do primeiro templo

Ao longo de três paredes, nas câmaras das sepulturas, havia prateleiras escavadas na rocha. Os corpos eram colocados nessas prateleiras, embrulhados em pano (linho, por exemplo) e colocados deitados de costas. Uma tumba poderia, portanto, abrigar vários corpos ao mesmo tempo.

Debaixo da prateleira em que o corpo estava, escavava-se um buraco. Os ossos dos corpos mais antigos seriam armazenados lá para dar espaço a novos corpos.

Foram encontradas muitas sepulturas perto de Jerusalém lindamente decoradas, as pinturas e embelezamentos mostrando influências egípcias e fenícias.

As dádivas funerárias eram sepultadas com o corpo. Esses presentes incluem olaria, lamparinas, jóias, selos e, às vezes, moedas ou amuletos.

Período provisório

Entre o século VI e o primeiro século aC, foram postas a uso poucas novas tumbas. Os túmulos eram para a elite, e após a queda de Jerusalém a maioria da elite tinha sido levada para a Babilónia. (exílio babilónico). Não foi até à era Hasmoneana (depois do primeiro século aC) que os túmulos esculpidos na rocha passaram a ser usados ​​novamente em Jerusalém.

No período intermediário, as pessoas eram enterradas no chão, tendo havido também a reutilização dos  túmulos escavados nas rochas.

Período do Segundo Templo

A partir do primeiro século aC, passaram a usar-se os túmulos esculpidos na pedra novamente, em parte sob a influência do helenismo, que tinha esse método de sepultamento como habitual. Havia várias diferenças notáveis ​​em relação aos túmulos do período do Primeiro Templo:

  • o interior dos túmulos era cada vez mais ricamente decorado;
  • a entrada tornou-se maior e mais elaborada. Em alguns lugares, foram encontradas estruturas inteiras que foram construídas no topo das tumbas;
  • os mortos deixaram de ser colocados nas prateleiras ao longo das paredes, mas em nichos escavados na parede, ao nível do chão;
  • as pessoas usavam baús especiais (ossuários) para armazenarem ossos, em vez de um buraco no chão.

 


Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: