Sociedade Bíblica de Portugal

Lavagem dos Pés

Na Bíblia, há relatos frequentes de pessoas que lavam os próprios pés ou a outras pessoas. A lavagem dos pés era necessária, porque nos tempos bíblicos era hábito usar-se sandálias abertas e os pés sujavam-se rapidamente. Além disso, a lavagem dos pés também fazia parte das regras de pureza para os sacerdotes. Por fim, lavar os pés de alguém também pode ser um gesto de hospitalidade.

Pés limpos

Nos tempos bíblicos, era costume usar-se sandálias ​​como calçado. Os caminhos eram geralmente de terra batida e tinham muita poeira por causa do calor seco. Por esta razão, sempre que alguém andava na estrada, os seus pés ficavam sujos. Era portanto natural que as pessoas lavassem os pés quando chegavam ao seus destino.

As regras para os sacerdotes

Os sacerdotes tinham deveres no tabernáculo e no templo para os quais tinham de se preparar de uma maneira especial. Um elemento dessa preparação era que os sacerdotes tinham de lavar as mãos e os pés antes de entrarem no tabernáculo ( Êxodo 30: 17-21) ou no templo ( 2 Crónicas 4: 6).

Hospitalidade

Qualquer pessoa que recebesse hóspedes oferecer-lhes-ia água para que pudessem lavar os pés. Era um gesto de hospitalidade. Quando, por exemplo, Abraão vê em Génesis 18 que há três homens em pé junto à sua tenda, diz: “Vocês são meus convidados”. Manda então buscar água para que possam lavar os pés. O melhor sinal de hospitalidade é lavar os pés aos convidados. Quando era feito, era tarefa para os escravos, como é evidente, por exemplo, a partir de 1 Samuel 25: 41.

Lavagem de pés no Novo Testamento

Em João 13: 1-17, lemos que, durante a refeição, Jesus se levanta para lavar os pés dos seus discípulos. Após um protesto de Pedro, Jesus explica porque o faz. Está a dar o exemplo. Assim como Jesus, o mestre, lava os pés dos seus discípulos, também os discípulos devem lavar os pés uns aos outros. O significado deste exemplo é entendido de várias maneiras: estando ligado à Ceia do Senhor ou como uma referência ao batismo. Em qualquer dos casos, pretende-se ali demonstrar um exercício de humildade.

Noutra passagem do Novo Testamento, a lavagem dos pés aos irmãos cristãos é mencionada como uma das boas ações das viúvas ( 1 Timóteo 5: 10).


Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: