Sociedade Bíblica de Portugal

Tribo

Na Bíblia, o povo de Israel é dividido em doze tribos. No mundo do Antigo Testamento, uma tribo é um conjunto de pessoas que pertenciam ao mesmo grupo. As pessoas de uma tribo estão relacionadas umas com as outras de algum modo.

Estrutura

Uma tribo era liderada por um conselho de homens sábios.

Cada tribo era subdividida em topic 110 clãs, que por sua vez consistiam em famílias.

Doze tribos

As doze tribos estão ligadas aos filhos de Jacob: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dan, Neftali, Gad, Asser, Issacar, Zebulão, José e Benjamim.

A tribo de José, no entanto, nunca existiu como tal; em vez disso, os filhos de José, Manassés e Efraim, tornaram-se pais de duas tribos. Isto resultaria em treze tribos, só que a tribo de Levi não é contada por não ter o seu próprio território. Em alternativa, considera-se que Efraim e Manassés são duas meias-tribos.

Doze áreas

Na conquista de Canaã, cada tribo recebeu de Josué a sua própria área. A tribo de Levi, no entanto, tinha um estatuto especial. Como tribo sacerdotal, os levitas viviam da receita das ofertas trazidas, e não possuíam terra própria.

Como as duas tribos de Manassés e Efraim receberam uma só área, havia doze regiões tribais.

Reino do norte e do sul

Quando, após a morte do rei Salomão, o reino de Israel se dividiu nos reinos de Israel e Judá, as tribos também foram separadas umas das outras. O Reino do Norte (Israel) compreendia as tribos de Rúben, Zebulão, Issacar, Dan, Gad, Asser, Neftali, Benjamim, Efraim e Manassés.

O reino do sul consistia na tribo de Judá. Oficialmente, Simeão também pertencia ao Reino do Sul, mas essa tribo quase nunca é mencionada após a divisão da terra.

Tribos no Novo Testamento

A tribo desempenha um papel cada vez menor no Novo Testamento. Só ganham algum destaque quando se trata de nomear os antecedentes tribais de alguém.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.9
Siga-nos em: