Sociedade Bíblica de Portugal

A Joalharia na Antiga Israel

Os arqueólogos encontraram os seguintes items de joalharia em Israel, a maioria dos quais também são mencionados na Bíblia:

  • colares;
  • argolas;
  • brincos;
  • anéis de nariz;
  • pulseiras;
  • tornozeleiras;
  • fíbulas.

Colares

Um cordão de contas feitas de materiais diferentes era um tipo muito popular de colar nos tempos do Antigo Testamento. As contas eram feitas de pedras preciosas (como cornalina), vidro, metal ou osso. As contas de metal podiam ser belamente decoradas. Nos colares de contas havia pingentes feitos de osso, marfim, pedras (semi) preciosas ou metal. Os pingentes tinham formato cilíndrico ou em crescente, por exemplo. Às vezes, prendia-se um frasco de perfume ao colar.

 

No Antigo Testamento, há referências a colares em Cântico dos Cânticos 1: 10, Cântico dos Cânticos 4: 9 e Ezequiel 16: 11.

Anéis

Os anéis eram geralmente feitos de prata e tinham uma forma simples. Alguns anéis tinham apensos um selo ou um escaravelho. Os anéis de sinete eram usados ​​principalmente por homens, os outros tipos de anéis por mulheres.

 

Podemos encontrar anéis na Bíblia em, por exemplo Génesis 24: 47, Provérbios 25: 12, Cântico dos Cânticos 1: 10 e Oséias 2: 15. Também são mencionados em Isaías 3: 16-24, onde são enumeradas todas as belas jóias que as mulheres ricas de Jerusalém usavam.

Brincos

Além dos simples, em forma de foice, os brincos com pingentes eram muito populares. Esses pingentes foram ficando maiores e mais pesados ​​ao longo do tempo. Podiam ser esféricos ou ovais, na forma de uma flor, uma borla ou uma “cesta”. Os brincos eram feitos de bronze ou prata ou, menos frequentemente, de ouro.

 

Em Êxodo 32: 2, podemos ler sobre os brincos de ouro de Israel, que Aarão usou para fazer um ídolo de ouro. Em Génesis 35: 4, a família e os companheiros de Jacob dão-lhe os brincos quando têm de descartar tudo o que os lembra dos deuses estrangeiros.

Anéis de nariz

Os anéis de nariz eram geralmente usados ​​na narina direita. Às vezes eram adornados com missangas ou pingentes. Excecionalmente, podiam ter quase um centímetro de comprimento e, nesse caso, oscilariam na frente da boca.

 

Podemos encontrar uma referência bíblica aos anéis de nariz em Génesis 24: 22-30, onde o servo de Abraão dá a Rebeca um anel de nariz e pulseiras.

Pulseiras

As pulseiras eram geralmente feitas de bronze ou menos frequentemente de prata ou ouro. Eram usadas ​​por homens e mulheres. Os homens usavam tipos mais pesados ​​e grossos, as mulheres mais finas e mais leves. As pulseiras podiam ser fechadas ou abertas nas extremidades. As pulseiras abertas tinham às vezes pontas que eram feitas como a cabeça de um animal (por exemplo, a cabeça de uma cobra).

 

O Antigo Testamento menciona pulseiras em Números 31: 50, Isaías 3: 19, Ezequiel 16: 11 e Ezequiel 23: 42.

Pulseiras de tornozelo

Também se usavam as pulseiras de tornozelo. Eram geralmente feitas de bronze, ou muito raramente de prata ou ouro. Geralmente tinham a forma de um anel (em vez de uma corrente). Nalgumas épocas, as pulseiras de tornozelo assinalavam o estado civil de uma mulher. Quando uma mulher usava uma pulseira nos dois tornozelos, isso significava que era solteira; quando usava apenas uma, era casada.

 

Para referências a pulseiras de tornozelo no Antigo Testamento, consulte Números 31: 50, Isaías 3: 18 e Isaías 3: 20.

Fíbulas

As fíbulas estiveram na moda em Israel desde a Idade do Ferro. São um tipo de alfinete de segurança em forma de triângulo ou arco usado para prender as roupas. Eram feitas de bronze ou ferro e às vezes eram decorados ou cobertos por uma pátina verde.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: