Sociedade Bíblica de Portugal

Bebé

Não se sabe muito sobre o cuidado de crianças na época da Bíblia.

Após o nascimento

Em Ezequiel 16: 4 são mencionadas várias coisas que provavelmente eram muito comuns após o nascimento de um bebé: o cordão umbilical era cortado, a criança era lavada e esfregada com sal e envolvida em panos.

Não se sabe a razão da prática de esfregar os bebés recém-nascidos com sal. Talvez fosse para proteger a criança contra os demónios, ou talvez fosse outra modo de limpar a criança.

Meninos e meninas

De acordo com Levítico 12, uma mulher era impura após o nascimento de um menino por um total de quarenta dias. Após o nascimento de uma menina, ela ficou impura por oitenta dias. Não é dada nenhuma razão para essa diferença.

No oitavo dia após o nascimento, os meninos eram circuncidados. A circuncisão de meninas não é mencionada na Bíblia.

Bebés

Em 2 Macabeus 7: 27, uma mãe diz ao filho que o carregou no ventre por nove meses e o amamentou por três anos.

Estas informações também podem ser encontradas noutros livros da Bíblia, por exemplo, em 1 Samuel 1: 24, onde descobrimos que Ana levou seu filho Samuel ao templo de Siló quando ele foi desmamado, o que poderia ter acontecido na altura do seu terceiro aniversário.

Mortalidade infantil

No período entre o século VI aC e o primeiro século dC, a mortalidade infantil era de cerca de trinta por cento (de todas as crianças até aos dezoito anos). A expectativa de vida era de 30 a 45 anos.

Foram encontrados cemitérios em Núbia, no sul do Egito, nos quais nada menos do que 45% dos túmulos encontrados pertenciam a pessoas menores de doze anos.

 

Passagens bíblicas relacionadas

Ezequiel 16.4 7.27 1 Samuel 1.24

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: