Sociedade Bíblica de Portugal

O Mundo dos Mortos no Novo Testamento

As ideias acerca da vida depois da morte presentes no Novo Testamento correspondem às do Antigo Testamento, mas é verdade que também foram influenciadas pelo pensamento judaico e grego tardios sobre a ressurreição e o julgamento final. Em Paulo, a ênfase é posta na morte e ressurreição de Jesus. Os crentes morreram com Jesus e terão vida eterna com ele.

Influências grega e judaica

O Antigo Testamento descreve o mundo dos mortos como um lugar sem retorno. Só os textos mais tardios, como Daniel 12:2, falam de ressurreição dos mortos e de julgamento final. Este desenvolvimento está relatado no martírio dos judeus no tempo do rei Antíoco Epifânio IV. De acordo com 2 Macabeus 7:14, os mártires são recompensados com a vida eterna.
As influências gregas também desempenham um papel nisto. O Antigo Testamento vê o corpo e a alma como uma só entidade, enquanto que o pensamento grego separa os dois. De acordo com esta filosofia, a alma continua a existir independentemente da morte do corpo.

Séol, Gehena e Paraíso

O Novo Testamento usa a palavra ”hades” várias vezes (a tradução grega da palavra hebraica sheol). Refere-se ao submundo onde os mortos ficarão para sempre entre o pó e os vermes (ver Mateus 16:18 e Lucas 10:15, Apocalipse 1:18).
Para além deste termo genérico, também se usam termos mais específicos como “Gehena”, o lugar de castigo eterno (ver Mateus 5:22-30, Mateus 23:33 e Marcos 9:43-47), e “paraíso”, o lugar de eterna alegria (ver Lucas 23:43 e Apocalipse 2:7).
Estes termos deixam claro que há uma diferenciação no reino dos mortos entre o destino dos justos e o destino dos injustos. Os justos recebem consolo, mas os injustos sofrerão (Lucas 16:23-26).

Ressurreição no Corpo e no Espírito

Paulo desenvolve a filosofia da vida depois da morte nas suas cartas. Fala de dois momentos de ressurreição. A ressurreição espiritual é a consequência do batismo: o batismo liberta o crente do pecado, e este vive em Cristo Jesus (Romanos 6:1-14).
A ressurreição do corpo seguir-se-á ao regresso de Jesus para estabelecero Reino de Deus na Terra (1 Tessalonicenses 4:16). Então, o crente receberá um novo corpo, espiritual e imortal (1 Coríntios 15).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: