Sociedade Bíblica de Portugal

Misericórdia no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, misericórdia significa o amor de Deus pelas pessoas, ou das pessoas umas pelas outras, que se expressa em ação.

Terminologia

Nas traduções do Antigo Testamento, a palavra "misericordioso" é geralmente usada para traduzir a palavra hebraica rahamim. Este termo é derivado de raham ou rehem, que significa "colo da mãe". O colo da mãe está associado a sentimentos de afeto e compaixão. Na Bíblia, tanto os sentimentos como os pensamentos estão frequentemente ligados a uma parte do corpo humano. Assim, os rins ou o coração estão associados aos pensamentos mais íntimos das pessoas.

Misericórdia de Deus

O significado mais importante da misericórdia de Deus no Antigo Testamento é: o relacionamento amoroso de Deus com e para seu povo, pelo qual Deus mostra que ele é fiel à sua aliança com o seu povo escolhido.

Portanto, duas características importantes são:

1. A misericórdia de Deus consiste sempre em ações. Exemplos disso são:

  • Deus perdoa as pessoas (ou indivíduos) e restaura o nosso relacionamento com Ele e entre as pessoas.
  • Deus liberta o seu povo do topic 1217 exílio.
  • Deus cuida do seu povo no deserto.

2. As ações de Deus provêm do seu amor a Israel e da sua fidelidade à aliança com o seu povo.

Misericórdia das pessoas

No Antigo Testamento, misericórdia significa levar em conta as necessidades dos outros e agir de acordo com isso. As características importantes são:

  • Os sentimentos que motivam a misericórdia são a simpatia, compaixão e humanidade. No entanto, esses sentimentos são sempre expressos em atos de amor ao próximo.
  • A misericórdia era especialmente importante dentro de certos relacionamentos, e dependendo dos vínculos existentes entre cada pessoa. Antes de tudo, há misericórdia para com a família e depois para os membros da própria comunidade, ou tribo. Consideram-se ainda as pessoas que são dependentes da comunidade, como crianças, viúvas e pobres como tendo um especial direito à misericórdia.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.10
Siga-nos em: