Sociedade Bíblica de Portugal

O Amor no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, o amor de Deus pelo seu povo é expresso na aliança com Israel. Porque Deus ama os seres humanos, também eles devem amá-lo. Para além disso, atribui-se ainda muita importância ao amor ao próximo.

Terminologia

As duas palavras hebraicas mais importantes para “amor”, no Antigo Testamento, são:

  • ahava, que pode expressar tanto o amor divino como o amor humano;
  • hesed, amor firme e fiel. Esse é o amor que caracteriza a aliança entre Deus e o seu povo. Além de traduzido como "amor", hesed também pode ser traduzido como "fidelidade", "bondade", “misericórdia” ou "disposição favorável".

Amor entre as pessoas

O amor entre as pessoas é apresentado de várias formas no Antigo Testamento:

  • Amor sexual: De acordo com Génesis 1: 27, os seres humanos são criados como homem e mulher. Assim, desde o início, a sexualidade faz parte do que significa ser humano.
  • Amor romântico: intimidade ao longo da vida entre pessoas, expressa em devoção e fidelidade (ver Eclesiastes 9: 9 e Cânticos 8: 6-7).
  • Amor em família: os laços mútuos entre famílias e tribos eram extremamente fortes na antiga Israel. O amor e a fidelidade eram também uma parte importante dos relacionamentos entre os membros da família. Isto é ilustrado, por exemplo, pelo vínculo entre Noémi e a sua nora ( Rute 4: 15) e entre Abraão e o seu filho Isaac ( Génesis 22: 2).
  • Amizade e amor ao próximo: há muitas passagens enfatizam a importância do amor pelos nossos semelhantes. Indicam-se como formas de "amor" o ato de amar ao próximo como a si mesmo ( Levítico 19: 18), o respeito pelos outros ( 1 Reis 5: 15), a amizade ({ Provérbios 17: 9) e o cuidado aos estrangeiros ( Levítico 19: 34).

O amor de Deus

No Antigo Testamento, o amor de Deus manifesta-se em particular na maneira como Deus intervém na história do povo de Israel, nomeadamente:

  • pela eleição de Deus: Deus escolheu Israel por amor ao seu povo ( Deuteronómio 4:37 ).
  • pelo amor da aliança: Deus permanece fiel à sua aliança com os israelitas por amor ( Deuteronómio 5: 10 e Salmo 106: 45).

No livro de Oseias, o amor de Deus por Israel é comparado ao amor de um marido pela sua esposa ( Oseias 3: 1).

 

O amor das pessoas por Deus

Por várias vezes, no livro de Deuteronómio, o povo de Israel recebe instruções para amar a Deus (por exermplo, em Deuteronómio 6: 5). A base para tal instrução é a aliança} de Deus com Israel: porque Deus ama seu povo, é fiel ao seu povo e concede-lhe a sua graça. Por sua vez, as pessoas são encorajadas a amarem a Deus (Ver Salmo 31: 24).

No Antigo Testamento, amar a Deus implica viver como Deus deseja que vivamos ( Deuteronómio 10: 12) e guardar os seus mandamentos ( Deuteronómio 5: 10).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: