Sociedade Bíblica de Portugal

Maldição

A maldição é o oposto da bênção. Uma bênção garante um bom futuro e um relacionamento duradouro com Deus. Uma maldição, por outro lado, causa isolamento e separação de Deus. Uma maldição entrega o homem ao poder da morte.

Dependente de Deus

Assim como uma bênção, uma maldição só terá efeito se coincidir com a vontade de Deus. Isto fica claro na história de Balaão. Balaão deve amaldiçoar Israel a pedido do rei Balaque de Moabe. Mas Balaão sabe que só pode amaldiçoar alguém se Deus quiser. Quando cede ao desejo de Balaque e quer amaldiçoar Israel, profere três bênçãos, em vez de uma maldição ( Números 22: 2-24: 9).

Banidos

Uma maldição pode fazer com que a pessoa perca o seu vínculo com o país em que vive. Os israelitas, por exemplo, seriam banidos da Terra Prometida se não cumprissem a lei de Moisés ( Deuteronómio 30: 1, Josué 8: 30-35 e Levítico 26).

 

Para um indivíduo, a maldição também pode perturbar essa coesão. A pessoa amaldiçoada fica isolada das pessoas a quem pertence e do seu relacionamento salvador com Deus. Caim é amaldiçoado dessa maneira, porque matou o seu irmão Abel. A maldição significa que Caim é banido do lugar em que vivia ( Génesis 4: 11-12).

Exemplos de maldições

Outros exemplos de maldições na Bíblia são:

  • Alguém que morre pendurado no madeiro é amaldiçoado ( Deuteronómio 21: 23). o seu corpo deve ser enterrado no mesmo dia, ou contaminará a terra.
  • Uma mulher suspeita de adultério deve beber a água da maldição em Números 5: 11-28. Essa água iria enrugar o seu útero e fazer com que o seu estômago inchasse. Por causa disto, não seria mais capaz de gerar filhos. Mas se a mulher permanecesse saudável, significaria que não teria cometido adultério. Este ritual visava principalmente o limitar das consequências de uma acusação aleatória.
  • Segundo Paulo, todo aquele que não ama o Senhor é amaldiçoado ( 1 Coríntios 16: 22). Ele provavelmente quer dizer que essas pessoas serão banidas da comunhão com Deus.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: