Sociedade Bíblica de Portugal

Retidão no Antigo Testamento

  • retidão como conceito legal;
  • retidão como a preservação da ordem de Deus;
  • retidão como o cumprimento dos requisitos de um relacionamento.

Um conceito jurídico

De acordo com muitos exegetas, a retidão deve ser vista em primeiro lugar no contexto legal. A questão é: como é que as pessoas se relacionam com Deus e com a lei? Uma pessoa reta ou justa tem a lei do seu lado. "Reto" pode, portanto, ser visto como sinónimo de "inocente".

Manutenção da ordem de Deus

De acordo com outros, a justiça refere-se principalmente à manutenção da ordem que Deus colocou em prática. Retidão, neste caso, equivale a aderir às leis e instruções de Deus.

Cumprindo os requisitos de um relacionamento

Alguns exegetas consideram que a retidão tem a ver com a atitude de uma pessoa dentro de um relacionamento. Esse pode ser o relacionamento entre as pessoas dentro de uma comunidade ou o relacionamento entre Deus e o homem. Justiça ou retidão significa aderir aos requisitos e expetativas desse relacionamento. Dentro de uma comunidade, a retidão pode manter a paz e a unidade. Dentro do relacionamento entre Deus e o homem, a retidão cumpre os mandamentos de Deus e confiando em Deus (veja, por exemplo, Génesis 15: 6).

Nuances diferentes

Definir a retidão é ainda mais complicado pela grande variedade de nuances que ela pode ter em diferentes livros da Bíblia e em diferentes contextos. Além disso, a retidão atribuída a Deus muitas vezes carrega uma conotação diferente da retidão das pessoas. É por isso que subdividiremos o conceito de justiça no Antigo Testamento e o discutiremos mais adiante:

Terminologia

As palavras "retidão" e "justiça" são usadas de forma intercambiável como tradução dos termos hebraicos tsedeq e tsedaqah. A questão de saber se essas duas palavras hebraicas são de facto sinónimos ou se têm significados distintos é um assunto de discussão. Tsedeq possivelmente tem um significado mais abstrato, representando a justiça em geral. Tsedaqah pode ter um significado mais concreto: o dos atos individuais de retidão.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: