Sociedade Bíblica de Portugal

Justiça no Antigo Testamento: a Justiça das Pessoas

Em muitos lugares do Antigo Testamento, efatiza-se a ideia de que as pessoas devem viver "em retidão" ou que uma pessoa deve ser "justa". Muitas vezes, os termos "retidão" e "correção" têm implicações legais. No entanto, podem também apontar para o comportamento correto que Deus exige das pessoas. Finalmente, ter "integridade" ou "retidão" pode ser algo que se tem por crer em Deus e ter confiança nele.

Ser justo de acordo com a Lei

“Justiça” no Antigo Testamento geralmente tem um significado que tem a ver com o modo como a justiça se cumpre. Diz ainda respeito ao modo como alguém se relaciona com a lei ou com Deus como juiz. Se alguém é "justo" ou "reto", tem a lei do seu lado. Judá diz, por exemplo, sobre Tamar: "Mais justa é ela do que eu" ( Génesis 38: 26). Com isso ele quer dizer: a lei considera Tamar como justa.

Quando as pessoas eram “justas” (inocentes), os juízes em Israel tinham de “declará-las justas”, por outras palavras: absolvê-las ( Êxodo 23: 7 e Deuteronómio 25: 1). Um juiz tinha de distribuir juízo "com justiça”({% Levítico 19: 15&}), ou seja, de maneira imparcial.

Comportar-se da maneira correta

Nos livros dos profetas pré-exílio, as palavras hebraicas tsedeq / tsedaqah, (“justiça”) geralmente aparecem em combinação com a palavra hebraica mishpat, “sistema legal” ou “certo”. Essas palavras são traduzidas principalmente como "retidão e correção". Descrevem a ordem apropriada que Deus estabeleceu neste mundo.

Isto só se tornará completamente realidade se Deus for rei (ver Isaías 32: 1). Mas as pessoas devem comportar-se já de acordo com essa ordem, mantendo as leis de Deus. Isto aplica-se a todos os níveis da vida, como:

  • o nível social: esforçando-se por implementar a ordem social correta, trazendo justiça às pessoas oprimidas e vulneráveis ​​( 2 Samuel 15: 4 e Salmo 82: 3) . Esse não é apenas o dever dos juízes comuns, mas também dos reis ( Oseias 13: 10).
  • o nível cultíco: realizando os rituais corretos para adorar a Deus.

Um bom relacionamento com Deus

Em vários textos do Antigo Testamento, a justiça está ligada a um bom relacionamento com Deus: quem crê em Deus, confia nele e se refugia nele, é considerado justo. Em Génesis 15: 6 Abrão é chamado de justo com base na sua fé (ver também Salmos 37: 39-40).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.10
Siga-nos em: