Sociedade Bíblica de Portugal

Justiça no Novo Testamento

Ao longo do Novo Testamento, “justiça” significa cada vez mais que Deus salva os crentes através da morte de Cristo Jesus.

Justiça nos Evangelhos

Como no judaísmo, justiça ou retidão nos evangelhos sinóticos geralmente significa fervor religioso. Esse fervor religioso seria expresso através da oração, jejum e das esmolas (veja, por exemplo, Mateus 6: 1-18).

 

No entanto, Jesus critica as pessoas que se consideram justas com base apenas no seu comportamento externo e que menosprezam os “pecadores” (veja, por exemplo, Lucas 16: 15; Lucas 20: 20; Mateus 23 : 28). Segundo Jesus, as pessoas só podem ser justas aos olhos de Deus quando reconhecem a sua própria pecaminosidade ( Lucas 18: 14).

Justiça na igreja primitiva

Na igreja primitiva, chamavam Jesus de “Justo” (veja, por exemplo, Atos 3:14 (ARC) e 1 Pedro 3:18 (ARC)). Graças à sua morte e ressurreição, o perdão dos pecados foi possível e os injustos foram salvos ( 1 Pedro 3: 18). No batismo, os crentes foram purificados do pecado e declarados justos ( 1 Coríntios 6: 11).

Justiça de acordo com Paulo

Em várias das suas cartas (incluindo as de Filipenses, Gálatas e Romanos), Paulo examina a pergunta: Como podemos ser justos? Segundo Paulo, existem dois tipos de justiça (veja, por exemplo, Filipenses 3: 9):

  • Justiça baseada na lei, por outras palavras, em ações. Isto inclui: aderir estritamente à lei judaica, incluindo circuncisão.
  • Justiça pela fé em Jesus Cristo, que morreu na cruz para pagar o preço pelos nossos pecados.

Paulo enfatiza que, para Deus, apenas o segundo tipo de justiça realmente conta. Deus não considera as pessoas justas porque seguem a lei, mas apenas porque acreditam em Jesus Cristo ( Gálatas 2: 15-21). Isso significa que os gentios, que não cumprem a lei judaica, também podem ser justificados. Deus salva todos os crentes através da morte expiatória de Jesus Cristo e aceita-os como justos. Dessa maneira, a própria justiça de Deus é revelada de acordo com Paulo ( Romanos 1: 16-17; Romanos 3: 21-26). A justiça de Deus é, portanto, uma justiça salvadora.

 

As pessoas são salvas pela fé e não pela lei, mas isso não significa que elas possam fazer o que bem entenderem e pecar livremente. Os cristãos devem viver uma vida santa, ao serviço de Deus ( Romanos 6: 15-19).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.10
Siga-nos em: