Sociedade Bíblica de Portugal

Jesus

Jesus é a figura central de todos os livros do Novo Testamento. O seu nome deriva da palavra hebraica Yeshua, que é uma abreviatura de Yehoshua, e significa «o Senhor é salvação».
É provável que Jesus tenha morrido no ano 33. Há alguma discórdia quanto ao ano do seu nascimento. 

Jesus de Nazaré

De acordo com os Evangelhos, Jesus nasce em Belém e cresce em Nazaré, na Galileia. Teve pais judeus: José, o carpinteiro, e a sua mulher, Maria.
Quando tinha cerca de 30 anos de idade, Jesus foi batizado por João Batista no rio Jordão. Os Evangelhos descrevem o espírito de Deus descendo sobre ele dos Céus nesse preciso momento, preparando-o para a sua tarefa. (Lucas 3:21-22). Depois disto, Jesus permanece no deserto durante 40 dias.
Após a sua estada no deserto, dá início às suas aparições públicas, que duram cerca de 2 ou 3 anos. Jesus reúne discípulos, dá explicações sobre o Reino de Deus e cura as pessoas. Através das suas palavras e ações, as pessoas descobrem que ele tem uma autoridade extraordinária (Marcos 1:21-28). Percebem que Deus está presente nas suas palavras e ações.
As aparições de Jesus têm início na casa de Pedro e da sua família, em Cafarnaúm. Marcos relata como a própria família de Jesus criticava as suas ações em (Marcos 3:21 e Marcos 6:4).
Com base nas falsas acusações de que Jesus era o líder político de uma rebelião, é crucificado pelos romanos. 

Jesus Cristo

Para os cristãos primitivos, Jesus está ligado à Páscoa pelo seu significado. A questão da identidade de Jesus é respondida pela crença na ressurreição: Jesus era o Cristo, era o Salvador da humanidade, e fora enviado por Deus. Paulo (1 Coríntios 15:3-5) refere uma confissão cristã precoce nesta fé:
«Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por Cefas e depois pelos doze.»

 

O Reino de Deus

Podemos encontrar um breve sumário dos ensinamentos de Jesus em  Marcos 1:15: ”“e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.””

As curas que Jesus faz são um sinal da vinda do reino de Deus (Mateus 11:2-6).
Outro sinal importante deste reino é o cuidado que Jesus demonstrava pelos que viviam à margem da sociedade. Ele coloca os pobres,  os doentes e as pessoas com deficiência em primeiro lugar, bem como todos os que estavam esmagados debaixo do peso do seu pecado, pessoas como os cobradores de impostos e as prostitutas. Dá ainda um aviso aos ricos e a todos os que se julgam melhores do que os outros: quando vier o Reino de Deus, eles serão julgados (Lucas 6:20-26).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: