Sociedade Bíblica de Portugal

Dez Mandamentos: Conteúdo

Os Dez Mandamentos contêm princípios básicos sobre como as pessoas devem tratar a Deus e como as pessoas se devem tratar umas às outras. É dado um breve esclarecimento para cada mandamento.

1. “Não terás outros deuses antes de mim”

No primeiro mandamento, Deus exige que o seu povo o adore a ele apenas, e não a outros deuses.

2. “Não farás para ti imagem de escultura...”

O segundo mandamento proíbe qualquer forma de adoração a ídolos. Isto não só inclui imagens de deuses estranhos, mas também representações do próprio Deus de Israel.

 

No antigo Oriente Próximo, as pessoas acreditavam que as estátuas de deuses davam um certo grau de poder sobre uma divindade. Ao adorar um ídolo, poder-se-ia garantir a bênção e a proteção dessa divindade. O segundo mandamento deixa claro que o Deus de Israel é um Deus soberano; as pessoas não podem controlá-lo e nem devem tentar fazê-lo.

3. “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão...”

Dizia-se que o nome de Deus tinha poder. As pessoas não deviam usar o nome de Deus para ganharem poder para si mesmas. Por exemplo, não deviam usar o nome de Deus para amaldiçoar alguém ou quando dessem falso testemunho.

4. “Lembra-te do dia de Sábado...”

5. “Honra a teu pai e a tua mãe ...”

O quinto mandamento não é necessariamente voltado para as crianças, mas mais geralmente direcionado para manter a unidade familiar - um dos elementos mais importantes da sociedade (israelita).

6. “Não matarás”

Na Bíblia Hebraica, a palavra usada significa “assassinato”, isto é, matar alguém fora de qualquer estrutura legal. Talvez essa regra tenha sido especificamente planeada para acabar com atos individuais de vingança de sangue. A regra também pode referir-se a tratamento desumano, resultando em morte.

7. “Não cometerás adultério”

O sétimo mandamento protege o casamento. Proíbe a união sexual entre um homem (casado ou solteiro) e a esposa de outro homem.

8. "Não furtarás"

É proibido tomar posse da propriedade de outrém. Talvez o texto também se refira ao roubo de pessoas para transformá-las em escravos.

9. “Não dirás falso testemunho...”

O nono mandamento proíbe as pessoas de prestarem falso testemunho acerca alguém na frente de um juiz. Por meio de um falso testemunho, alguém poderia ser condenado injustamente à morte (ver 1 Reis 21: 8-14).

10. “Não cobiçarás a casa do teu próximo...”

O décimo mandamento condena o desejo por pessoas ou coisas que não nos pertencem. Também condena qualquer ação que possamos tomar para tentarmos apossar-nos dessas pessoas ou coisas que desejamos. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: