Sociedade Bíblica de Portugal

Puro e Impuro

Na Bíblia, "puro" e "impuro" são, em primeira instância, conceitos relacionados com o culto, indicando se algo é adequado ou inadequado para uso no interior e ao redor do santuário, em particular. Nos livros bíblicos mais tardios, os termos também adquiriram um significado social ou moral.

Leis da pureza

Levítico 11-15, em particular, estabelece regras sobre a pureza. Por exemplo, as pessoas tornam-se impuras se tocarem na carcaça de um animal ou se tiverem uma doença de pele específica. Todos os tipos de "secreções" dos órgãos sexuais (como sangue menstrual) podem torná-las impuras. Também existem animais que não devem ser comidos e até objetos que podem ser impuros, por exemplo, se tiverem sido contaminados pelo bolor.

Significado Cultico

No Antigo Testamento, os conceitos de “limpo” e “impuro” aplicam-se principalmente às tradições que dizem respeito ao templo e às práticas religiosas. Quando objetos, pessoas e animais são "impuros", não podem ser usados no interior nem à volta do santuário.

Posteriormente, os conceitos adquirem um significado paralelo e “limpo” e “impuro” passam a ter um papel nas crenças sociais ou morais.

Santidade

Na Torá, as leis de pureza destinam-se principalmente aos sacerdotes e aos envolvidos em rituais religiosos ( Êxodo 30:18-21, Números 8:6). De acordo com o livro de Levítico, é tarefa do sacerdote diferenciar entre sagrado e profano, e entre o que é ritualmente limpo e impuro ( Levítico 10: 10). A razão mais importante para isso é o relacionamento entre Deus e o homem. Porque Deus é santo e representa a pureza, qualquer contacto com Deus deve ocorrer de acordo com as regras da pureza. Encontramos esse princípio naquela que é conhecida como a "lei da santidade": "Comportem-se como pessoas santas, porque eu sou santo" (BPT) ( Levítico 11:44).

A ordem de ser santo perante Deus torna a pureza, antes de mais, num conceito funcional, numa medida para avaliar se alguém pode participar de um determinado ritual. A distinção entre puro e impuro indica se pessoas, animais e coisas pertencem ou não à comunidade e se podem entrar no santuário.

Formas de impureza

Como mencionado acima, no Antigo Testamento, existem diferentes formas de impureza:

 

 

Passagens bíblicas relacionadas

Levítico 11

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: