Sociedade Bíblica de Portugal

Paz no Novo Testamento

O conceito de “paz” viu o seu significado amplificado no Novo Testamento, por influência do Antigo Testamento. Está relacionado a muitos aspetos diferentes da totalidade de uma pessoa ou de um grupo. 

Terminologia 

A palavra grega para "paz" é eirene. No grego clássico, significa a ausência de inimizade entre grupos de pessoas. No entanto, no grego do Novo Testamento, a palavra ganhou um significado muito mais amplo. Sob a influência da Septuaginta, no Novo Testamento, o termo grego adotou o significado da palavra hebraica para paz: shalom. Por causa disso, a paz no Novo Testamento, assim como shalom no Antigo Testamento, abrange muitos aspetos diferentes da “totalidade” de uma pessoa ou grupo de pessoas: além da ausência de guerra, também pode referir-se à segurança, bem-estar, saúde e plenitude espiritual.

 

Existem três significados para “paz” que são particularmente proeminentes no Novo Testamento:

  • paz como o oposto de conflito;
  • paz como a restauração do relacionamento entre Deus e o homem;
  • paz espiritual.

 No Novo Testamento, a palavra “paz” também é frequentemente usada como uma saudação.

A paz como o oposto do conflito

Apesar do campo mais amplo de significado de "paz" no Novo Testamento, o significado clássico e "secular" da palavra ainda ocorre com frequência: paz como a ausência de  guerra ou conflito. Itso pode significar paz entre diferentes nações ( Lucas 14: 32), mas também paz entre os membros da família ( Mateus 10: 34 e Lucas 12: 51). Nas cartas do Novo Testamento, os cristãos são regularmente incentivados a manterem a paz no seu relacionamento com outras pessoas, especialmente com os irmãos (veja Romanos 14: 19, Efésios 4: 3 e Hebreus 12:14 ).

A paz como restauração da relação entre Deus e o homem

Um significado especial de paz no Novo Testamento é a paz entre Deus e o homem, graças a Jesus Cristo. Antes que o homem chegasse à fé, afastou-se de Deus ( Efésios 4: 18; Colossenses 1: 21). Mas através de Cristo, foi reconciliado com Deus. Graças a Jesus, a paz foi restaurada entre Deus e o homem ( Romanos 5: 1; Colossenses 1: 20).

Paz Espiritual

Às vezes, paz no Novo Testamento significa paz e tranquilidade no coração de alguém, uma paz que foi dada por Deus ( Filipenses 4: 7). É o oposto de um espírito medroso e preocupado ( João 14: 27). Em Gálatas 5: 22, essa paz é chamada fruto do Espírito (veja também Romanos 8: 6). 

"Paz" como uma saudação

Jesus saúda os seus discípulos com as frases "Vai em paz" ( Marcos 5: 34 e Lucas 7: 50) e "A paz esteja convosco" ( João 20: 19-21). Essas saudações pretendem ser mais do que uma saudação normal: pela proclamação da paz, essa paz é realmente concedida à pessoa em questão.

 

Paulo e outros escritores das cartas do Novo Testamento também incluem a paz dentro das linhas de abertura de suas cartas. Desejam aos leitores a paz de Deus (ver Gálatas 1: 3, Efésios 1: 2, 1 Pedro 1: 2 e 2 João 1: 3). 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: