Sociedade Bíblica de Portugal

Parábolas: Temas

As parábolas de Jesus são acerca do Reino de Deus). Jesus usa parábolas para dizer algo sobre Deus, o julgamento final e ele mesmo.

Deus, Jesus e o Fim dos Tempos 

O conteúdo das parábolas é muitas vezes “teológico”, o que quer dizer que lançam luz sobre as ações de Deus. A misericórdia de Deus e o Seu julgamento são alguns dos temas. Ao mesmo tempo, o conteúdo das parábolas é também  “Cristológico”, o que quer dizer que mostram o significado de Jesus como Messias. Ao fim e ao cabo, as parábolas dizem-nos algo sobre a missão de Jesus e as reações das pessoas à sua mensagem. Finalmente, o conteúdo das parábolas é também “escatológico”: o fim dos tempos e o julgamento final estão retratados nas parábolas.

Diferentes Ênfases 

As parábolas têm os seus próprios ênfases, mas frequentemente encontramos claros paralelos entre diferentes parábolas. Através da história contada, as parábolas ajudam-nos a compreender diferentes partes de um mesmo ensino.  

Interpretações

As parábolas têm sido lidas de modos muito diferentes através dos séculos. Nem todas as interpretaçóes fazem justiça às parábolas. Para lhes ser feita justiça, elas devem ser lidas no contexto judaico de Jesus. A fé judaica de Jesus e dos seus seguidores originais é uma chave importante para abrirmos a nossa compreensão do objetivo das parábolas. Nesta perspetiva, a parábola é um modo pelo qual se pode trazer nova vida a uma mensagem antiga. É um modo de fazermos com que a lei judaica tenha relevância num novo tempo. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: