Sociedade Bíblica de Portugal

A Segunda Viagem Missionária de Paulo

A segunda viagem missionária de Paulo começa e termina na cidade de Antioquia, na Síria. A jornada leva-o a várias cidades da Ásia Menor e da Grécia. Há um relato de sua primeira viagem missionária em Atos 15: 36-18: 22.

A viagem acontece por volta do ano 50 d.C.

Partida de Antioquia

Por volta do ano 50, Barnabé e Paulo conversam com os apóstolos em Jerusalém sobre a lei judaica: os pagãos que vêm à fé precisam de cumprir a lei judaica? Finalmente chegaram a um acordo e Barnabé e Paulo retornam a Antioquia ( Atos 15: 1-35).

Logo depois, Paulo decide fazer outra “viagem missionária”. Desta vez, não vai com Barnabé, mas com Silas (também chamado Silvano). Primeiro, vão para a Ásia Menor, mas daí seguem para a Grécia ( Atos 15: 36-18: 22).

Na Ásia Menor

Em Listra, Paulo conhece um certo Timóteo. Decide levá-lo com ele na sua jornada. Em Tróade (Tróia), Paulo tem um sonho: Deus chama-o para ir à Macedónia e à Grécia, para pregar o Evangelho lá ( Atos 16: 1-10).

Em Filipos, Tessalónica e Bereia

Algumas pessoas crêem em Filipos, mas Paulo e Silas também têm de enfrentar muita resistência. São presos, mas depois libertados. Também em Tessalónica e Bereia, alguns judeus e vários pagãos chegam à fé. Também aqui, no entanto, encontram muita resistência por parte dos judeus ( Atos 16: 11-17: 15).

Em Atenas e Corinto

Em Atenas, Paulo fala com vários filósofos. A maioria deles acha que a sua mensagem é um absurdo, mas algumas pessoas chegam à fé. Em Corinto, os judeus arrastam-no para o tribunal (romano), mas Gálio permite que Paulo saia sem punição ( Atos 17: 16-18: 17).

De volta a Antioquia

Finalmente, Paulo retorna a Antioquia via Éfeso e Jerusalém ( Atos 18: 18-22).

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: