Sociedade Bíblica de Portugal

A Quarta Viagem de Paulo: Roma

A quarta viagem de Paulo começa em Jerusalém e termina em Roma. A maior parte da jornada é feita de navio. Há um relato dessa viagem em Atos 27-28.

A viagem acontece por volta do ano 58 d.C.

Apelo a César

No final de sua terceira viagem missionária, Paulo chega a Jerusalém. Em Jerusalém, vários judeus acusam-no de ter trazido alguns não-judeus ao templo. As falsas acusações contra Paulo causam tumulto e, no final, os romanos prendem-no.

Paulo defende-se em Jerusalém e em Cesareia contra os líderes judeus, os procuradores Felix e Festus e o rei Agripa II. Paulo quer que o imperador em Roma julgue seu caso ( Atos 21: 27-26: 32). O procurador envia então Paulo para a Itália.

Viagem a Roma

Durante a viagem no mar, o navio é atingido por uma tempestade. Acabam por naufragar, mas nadando ou arrastados pela corrente, todos conseguem chegar à ilha de Malta. Três meses depois, Paulo e os seus companheiros viajam para Roma ( Atos 27: 1-28: 14).

Em Roma

Em Roma, é-lhe permitido alugar uma casa. Tem uma guarda romana com ele continuamente. Lá, fala regularmente sobre Jesus Cristo com os judeus e os seus líderes, mas também com outras pessoas ( Atos 28: 15-29).

O fim de Paulo

O livro de Atos diz-nos que Paulo fica em Roma durante dois anos. O que acontece depois disso não é referido em Atos ( Atos 28: 30-31). Segundo os escritos apócrifos, Paulo morreu em Roma como mártir, por volta do ano 60 d.C.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: