Sociedade Bíblica de Portugal

Fontes para Conhecer a Vida de Paulo

Para termos uma ideia da vida e obra do apóstolo Paulo, dependemos de duas fontes: as próprias cartas e o livro de Atos. Além disso, existem vários livros apócrifos posteriores nos quais encontramos histórias sobre Paulo, a maioria das quais parece ser inventada.

Cartas incontestadas de Paulo

Entre 50 e 60 dC, Paulo escreveu várias cartas. As cartas que quase todos os estudiosos da Bíblia consideram como sendo cartas genuínas de Paulo são: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1 Tessalonicenses e Filémon.

Nessas cartas, Paulo surge como um pregador comprometido com o Evangelho. Nunca desiste, apesar da oposição e perigo para a própria vida ( 1 Coríntios 4: 9-13; 2 Coríntios 11: 23-29). E Paulo também se defende fortemente contra ataques pessoais de cristãos, e seus homólogos de Jerusalém, que não pensam que ele seja um bom apóstolo.

Outras cartas

No caso das cartas atribuídas a Paulo, por várias razões, há alguns estudiosos da Bíblia que duvidam que seja ele o seu verdadeiro autor. As cartas em questão são: Efésios, Colossenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito.

Nessas cartas, Paulo surge como um apóstolo em campanha contra todo tipo de visões teológicas erróneas. Ao mesmo tempo, tenta trazer uma estrutura firme às congregações, por meio de "bispos", "anciãos" e "diáconos".

O livro de Atos

Trinta a quarenta anos após a morte de Paulo, o escritor de Atos dedica grande parte do seu livro à vida e obra de Paulo. No entanto, há alguns estudiosos da Bíblia que têm dúvidas sobre a confiabilidade histórica do seu relato.

O autor descreve Paulo como alguém que viaja de cidade em cidade para pregar o evangelho. Ao fazer isso, Paulo dirige-se sempre aos judeus primeiro. Somente quando estes se recusam à conversão é que ele se volta para os não-judeus. Tem boas relações com os apóstolos e os seguidores judeus de Jesus em Jerusalém. Realiza ainda uma série de milagres.

Escritos apócrifos

Nalguns escritos apócrifos posteriores, Paulo é descrito como um grande homem. Realizou muitos milagres e morreu em Roma como mártir do imperador Nero, por volta de 60 dC.

 

 

 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.10
Siga-nos em: