Sociedade Bíblica de Portugal

Conversão de Paulo

O autor do livro de Atos fornece um relato detalhado da conversão de Paulo à fé cristã. Fala desse evento na vida de Paulo por três vezes. Há alguns estudiosos da Bíblia que duvidam da confiabilidade histórica desses relatos. O próprio Paulo fala pouco sobre a sua conversão nas suas cartas.

Cartas de Paulo que narram a sua conversão

Nas suas cartas, Paulo escreve acerca da sua conversão em apenas três pequenas passagens, nomeadamente em 1 Coríntios 9: 1, 1 Coríntios 15: 8 e {% Gálatas 1: 15-16% }. Aprendemos com esses textos que, nalgum momento, Paulo “viu” Jesus Cristo, numa visão ou num sonho.

Paulo não considera esse evento como uma conversão para outra religião, mas como uma "chamada". Como judeu, permanece fiel ao Deus de Israel. Só que agora tem a tarefa de proclamar o evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus, para os gentios em particular.

Atos 9: sobre a conversão de Paulo

O autor do livro de Atos também vê a conversão de Paulo principalmente como uma "chamada", uma "chamada" para ser apóstolo. Em Atos 9: 1-19, diz-nos como Paulo viajou numa ocasião para Damasco para prender os cristãos que ali estavam. Logo depois de Damasco, Paulo teve uma visão na qual Jesus falou com ele. Em Damasco, foi ter com um certo Ananias, recebeu o Espírito Santo e foi batizado.

Atos 22: sobre a conversão de Paulo

Em Atos 22: 1-21, Paulo defende-se junto de um grupo de judeus. Neste contexto, fala da visão que teve no caminho para Damasco. Conta como Ananias o chamou depois para proclamar o Evangelho a todas as pessoas. Continua o relato dizendo que teve outra visão mais tarde, em Jerusalém. Nessa visão, Jesus de Nazaré encarregou-o de proclamar o evangelho aos gentios, em todos os lugares.

Atos 26: sobre a conversão de Paulo

Em Atos 26: 1-23, Paulo defende-se diante do rei Agripa II. Fala novamente da visão que teve perto de Damasco, no entanto desta vez não diz nada sobre Ananias, mas faz um relato completo da comissão que Jesus lhe deu para pregar o evangelho aos gentios.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: