Sociedade Bíblica de Portugal

A Mensagem de Paulo acerca de Jesus Cristo

Para Paulo, não parece ser assim tão importante o que Jesus disse e fez durante a sua vida aqui na Terra. Para ele, a coisa mais importante é o facto de Jesus ter morrido por nós e ressurgido de novo. Se crermos nele, Deus salvar-nos-á. 

Para dar mais peso às suas palavras, Paulo faz frequentes referências ao Antigo Testamento. 

A Vida de Jesus na Terra 

Nas suas cartas, Paulo raramente escreve acerca do que Jesus disse e fez durante a sua vida aqui na Terra. Paulo faz apenas algumas referências a um dos ditos de Jesus, em (1 Coríntios 7:10-11, 1 Coríntios 9:14 e 1 Coríntios 11:23-26).

Paulo não ouviu Jesus a pronunciar essas palavras pessoalmente, mas escutou-as da boca de outros cristãos, uma vez que, em contraste com os apóstolos em Jerusalém, Paulo nunca conheceu Jesus em pessoa.  

O Senhor Morto e Ressurgido

A afirmação de que Jesus Cristo é o Filho de Deus ocupa o lugar central da mensagem de Paulo (Romanos 1:1-4). Jesus morreu como um mártir, mas depois ressurgiu dos mortos e agora está com Deus nos lugares celestiais (1 Coríntios 15:3-4).

Todos merecem o castigo de Deus, pelo facto de cometerem pecados. Na verdade, todos merecem a morte. Mas Jesus Cristo levou todos os nossos pecados sobre si mesmo, enquanto mártir, e assim pela sua morte salvou a Humanidade (Romanos 5:6-11).

O Regresso de Jesus Cristo

Segundo Paulo, Jesus Cristo regressará do Céu em breve. Vai ajuntar todos os que crêem nele à sua volta, Então, os cristãos vão estar com ele para a eternidade e terão vida eterna (Filipenses 3:20, 1 Tessalonicenses 1:9-10 e 1 Tessalonicenses 4:15-17).

O Antigo Testamento como Prova 

Para comprovar a veracidade da sua mensagem, Paulo faz frequentes referências ao Antigo Testamento, como na carta aos Romanos 15:12, na qual refere  Isaías 11:1.

Para os judeus, as escrituras do Antigo Testamento contêm as palavras de Deus. Também para muitos não-judeus ele é um livro importante, vetusto e eminente. De acordo com Paulo, contém tudo o que Deus planeou para o mundo e para a Humanidade  (Atos 26:22-23; Atos 28:23).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: