Sociedade Bíblica de Portugal

Mensagem de Salvação Paulo

Segundo Paulo, nenhum homem é inteiramente bom e, por esse motivo, todas as pessoas merecem o castigo de Deus. No entanto, podem evitar esse castigo e serem salvos se crerem em Jesus Cristo. Todos os cristãos têm de cumprir a Lei de Cristo. 

Esta mensagem coloca Paulo em conflito com a maioria dos judeus do seu tempo, pois estes pensavam que Deus os salvaria mesmo sem crerem em Jesus Cristo.

Todas as pessoas podem ser salvas

Em Romanos 1-3, Paulo deixa claro que todas as pessoas pecam. Isto é válido para judeus e para não judeus. Porque todas as pessoas pecam, todas elas merecem o castigo de Deus.

 

Mas Deus é bom e, por causa da sua bondade ("misericórdia"), as pessoas podem ser salvas ("justificadas"). Todos podem ser salvos, mas apenas de uma maneira, crendo em Jesus Cristo ( Romanos 3: 27-30 e Gálatas 2: 15-17).

Conflito com os judeus

A sua mensagem de salvação coloca Paulo em conflito com a maioria dos judeus do seu tempo. Estes pensavam que seriam salvos simplesmente por fazerem parte do povo de Deus. Acreditavam saber exatamente o que Deus requeria deles, pois as Suas exigências estava descritas na lei que Moisés recebeu de Deus, no Monte Sinai.

 

Paulo tem uma ideia muito diferente sobre esse assunto. Segundo ele, os próprios judeus também violaram os mandamentos de Deus ( Romanos 2: 17-24 e Gálatas 3: 19-25). Também merecem o castigo de Deus e, como todos os outros povos, só podem ser salvos se crerem em Jesus Cristo.

Lei de Cristo 

Os cristãos recebem o Espírito Santo quando se arrependem e são batizados. Passam assim a pertencer a Deus e Jesus Cristo e devem cumprir a lei de Cristo ( Gálatas 6: 2). De acordo com Paulo, essa lei pode ser resumida da seguinte forma: ama o teu próximo ( Romanos 13: 8-10, 1 Coríntios 13 e Gálatas 5: 14).

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: