Sociedade Bíblica de Portugal

A Mensagem de Paulo de Liberdade e Igualdade

A mensagem de Paulo é de liberdade. Os cristãos não têm de se preocupar com os poderes que tentam controlar a vida das pessoas. São livres e só têm de fazer o que Deus lhes pede.

A mensagem de Paulo também é uma mensagem de igualdade. Claro que existem muitas diferenças entre as pessoas neste mundo, mas para Deus todos são iguais.

Os cristãos são pessoas livres

De acordo com Paulo, todas as pessoas neste mundo são escravas de vários poderes e forças, como o pecado e a morte. Ninguém vive como um ser humano livre, mas todos se deixam levar por desejos pecaminosos ( Romanos 7: 5-6 e Gálatas 5: 16-21). Mais ainda, os deuses estranhos (“ídolos”) controlam a vida dos não-judeus e a Lei de Moisés controla a vida dos judeus ( Gálatas 4: 1-11).

 

Mas os cristãos são pessoas que foram libertadas de todas essas forças poderosas por Jesus Cristo. Não são mais escravos, são livres ( Gálatas 4: 21-5: 1). Tudo o que eles têm de fazer é ouvir a Deus e fazer o que Ele lhes pede.

As pessoas são todas diferentes

Existem muitas diferenças entre as pessoas: na raça, nos seus antecedentes, no género, na educação, etc. Para além disto, todos têm de se sujeitar aos valores da sociedade em que vivem.

 

Paulo está em linha com as ideias culturais predominantes do seu tempo. Concorda que as mulheres devem escutar os seus maridos e devem fazer de tudo para o honrar. Portanto, Paulo acha que as mulheres devem calar-se nas reuniões cristãs ( 1 Coríntios 14: 34-35). Podem orar em voz alta, mas não com os cabelos soltos ou a cabeça descoberta ( 1 Coríntios 11: 2-16).

Todas as pessoas são iguais

Paulo também enfatiza que não importa a Deus se um cristão é judeu ou não-judeu, homem ou mulher, escravo ou livre ( Romanos 10: 12, 1 Coríntios 12:13 e Gálatas 3: 28). Para Deus, todas as pessoas são iguais. Os escravos continuam escravos, mas como cristãos não valem menos do que as outras pessoas ( Filémon 1: 16).

 



Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: