Sociedade Bíblica de Portugal

Esperança no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, “esperança” quer dizer “esperar que tudo venha de Deus e confiar Nele”. A palavra “esperança”normalmente refere-se a uma vida esperançosa, mas por vezes quer também dizer que há um futuro cheio de esperança que em breve chegará até nós.  

.

Esperança em Deus

A palavra mais importante em hebraico para “esperança” é qavah. Para além de “esperança”, esta palavra também quer dizer “aguardar” ou “estar expectante”. Na maioria dos casos em que qavah é traduzida como “esperança”, é em Deus que nós esperamos.

É de Deus que os autores do Antigo Testamento esperam tudo. Confiam que Ele intervirá e os ajudará. Põem a sua esperança no Seu amor e fidelidade (Salmos 147:11), na Sua salvação (Miqueias 7:7) e na Sua justiça (Isaías 59:11).

Aquele que espera em Deus, nunca será envergonhado (Isaías 49:23). Deus dá esperança aos fracos e aos prisioneiros  (Salmos 9:19 e Zacarias9:12). Mas a esperança dos ateus e dos sem-lei será gorada (ver Job 8:13 e Job 27:8).

Uma Vida cheia de Esperança

É interessante notar que as palavras “esperar” e “esperança” ocorrem sobretudo nos Salmos e na literatura de sapiência. Nos Salmos, os poetas professam a sua esperança em Deus quando a sua vida está em perigo (ver Salmos 25:20-21 e Salmos 71:4-5).

Para os autores da literatura de sapiência, a esperança tem a ver com as oportunidades e expectativas neste mundo. Enfatizam que os justos terão esperança no futuro, enquanto que a esperança dos ateus irá desaparecer (Provérbios 10:28). O temor a Deus, a ponderação e a sabedoria abrem o caminho para uma vida cheia de esperança. Todos os que não possuem estas virtudes têm menos esperança do que um tolo. 

Um Futuro cheio de Esperança

No Antigo Testamento, a “esperança” está muitas vezes relacionada com ter um futuro. Quando alguém tem um futuro, a sua esperança não é desperdiçada (Provérbios 23:18). Mas quando a morte está à vista, a esperança esvai-se (Ezequiel 37:11).

Quando há uma promessa de esperança, esta não se destina apenas a uma pessoa, mas a um futuro cheio de esperança para todo um grupo de pessoas - muitas vezes o povo de Israel que está no exílio. Deus dá ao povo nova esperança. Ele mesmo é a fonte da esperança de Israel e promete ao seu povo um futuro cheio de esperança (Jeremias 29:11).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: