Sociedade Bíblica de Portugal

Esperança no Novo Testamento

No Novo Testamento, “esperança” refere-se à convicção ou à expetativa de que Deus irá honrar as suas promessas no futuro. 

Palavras para “esperança”

A palavra grega para “esperança” é elpis. O verbo elpizo significa “esperar” no sentido de contar com algo, esperar algo com expectativa. Os autores do Novo Testamento usam estas palavras para dizer que Deus cumprirá as Suas promessas. 

Embora as palavras "esperança" e "eperar" não ocorram com igual frequência em todos os livros, a esperança em Deus ou Jesus Cristo é um tema que perpassa todo o Novo Testamento. 

Esperança no evangelhos

Nos evangelhos, a esperança é a expectativa de que o Reino do Deus virá em breve. O velho Simeão olha com expectativa para o tempo em que Deus salvará Israel (Lucas 2:25-26) e a profetisa Ana espera pela libertação de Jerusalém (Lucas 2:38).

Os seguidores de Jesus esperam o Reino de Deus, que tanto João Batista como Jesus disseram estar perto (Mateus 3:2 e Mateus 4:17). Estão convencidos de que as promessas de Deus do Antigo Testamento serão cumpridas em breve com a vinda do messias.

Depois da ascensão de Jesus, os crentes aguardam com expectativa o seu regresso. Esperam pelo seu retorno, tal como um servo espera que o seu mestre regresse de uma boda (Lucas 12:36).

Esperança nas Epístolas de Paulo

Nas cartas de Paulo, a esperança é a firme crença de que Deus cumprirá todas as Suas promessas. Deus prometeu aos crentes a salvação. Por causa da morte de Cristo, Deus perdoa os pecados e concede-lhes a vida eterna.

Há esperança não só para os seres humanos mas também para toda a Criação. Um dia, Deus libertará toda a Terra e porá fim ao poder da morte (Romanos 8:18-27).

Esperança em Hebreus e em 1 Pedro

Hebreus e 1 Pedro são cartas que mostram os sinais da opressão que a Igreja estava a sofrer nesse tempo. Aqui, a esperança significa agarrarmo-nos à crença de que Deus vai libertar os fiéis.

O autor de Hebreus diz que a esperança é “uma âncora da vida, uma âncora segura e firme” (Hebreus 6:19). 1 Pedro 1:13 pede aos crentes que ponham a sua esperança na bênção que lhes será dada quando Jesus retornar.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.7
Siga-nos em: