Sociedade Bíblica de Portugal

Confiança no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, confiar geralmente significa optar por nos apoiarmos em pessoas ou coisas não confiáveis, ou confiar somente em Deus. A confiança e a fé estão intimamente relacionadas no Antigo Testamento. A palavra hebraica aman pode significar "confiar" e "ter fé".

Confie nas pessoas ou nas coisas

A palavra principal para "confiança" no Antigo Testamento é batah. Este verbo originalmente significava "estar seguro" ou "sentir-se seguro". Este significado pode ser encontrado em Juízes 18: 7.

 

Noutras passagens, esta palavra significa "confiança". Muitas vezes, a palavra tem uma conotação negativa: sentir-se seguro, mas depois ser traído, porque confia numa pessoa ou coisa não confiáveis. É o caso, por exemplo, de quando as pessoas confiam nos ídolos ( Salmo 115: 8 e Isaías 42: 17), em outras pessoas ( Jeremias 17: 5), em exércitos ( Isaías 36: 4-9 e Oséias 10: 13) ou em riquezas ( Provérbios 11: 28 e Salmo 49: 7).

Confie em Deus

O Antigo Testamento pede que não tentemos apoiar-nos em pessoas ou coisas não confiáveis, mas que confiemos somente em Deus (ver Provérbios 3: 5 e Jeremias 17: 5-7). Só se pode encontrar segurança em Deus. Especialmente quando alguém se encontra numa situação difícil e sombria, Deus fornece segurança e proteção ( Isaías 30: 15 e Isaías 50: 10). Uma pessoa que confia em Deus, recebe riqueza e proteção e está cercada de amor ( Provérbios 28: 25, Provérbios 29: 25 e Salmo 32: 10).

 

Nos salmos, os salmistas confessam regularmente a sua confiança em Deus (ver Salmo 13: 6, Salmo 26: 1 e Salmo 28: 7). Vez após vez, o salmista encontra-se numa situação terrível e não há outra opção senão buscar refúgio em Deus. Sentir-se seguro com Deus é a única coisa na vida em que os seres humanos sempre poderão confiar.

Confiança e fé

A segunda palavra para "confiança" em hebraico é aman. O significado geral desta palavra é “estabelecer-se”, “ter a certeza” ou “ser confiável”. A palavra também pode ser usada mais especificamente para indicar que alguém confia em Deus. A pessoa que deposita a sua fé em Deus depende da firmeza e confiabilidade de Deus (ver Génesis 15: 6).

 

A palavra aman também pode ser traduzida com “ter fé” (ver Salmo 78: 22), de modo que a confiança e a fé estão intimamente relacionadas no Antigo Testamento.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: