Sociedade Bíblica de Portugal

Fidelidade no Antigo Testamento: Fidelidade do Povo

No Antigo Testamento, as pessoas são encorajadas a serem fiéis no que dizem e no que fazem. A fidelidade deve estar no centro de seu relacionamento com Deus e com outras pessoas.

Em que é que as pessoas devem ser confiáveis ​​e fiéis?

Particularmente nos livros de sabedoria e nos profetas, as pessoas são instadas a serem fiéis e confiáveis:

  • nas suas palavras;
  • nas suas ações;
  • nas amizades e no amor;
  • no seu relacionamento com Deus.

Confiável nas Palavras 

As palavras confiáveis ​​são aquelas que correspondem à verdade. Ser confiável nas suas palavras, portanto, significa dizer a verdade. Isto é especialmente importante quando alguém é testemunha num tribunal ( Provérbios 14: 5), mas também se aplica a outras situações ( Provérbios 12: 19).

Confiável nas Ações

O comportamento das pessoas também deve ser confiável. Devem agir com sinceridade, honestidade e justiça, para que outros possam confiar nelas.

Podemos encontrar exemplos em Êxodo 18: 21, que fala sobre “homens confiáveis ​​e que não podem ser subornados” e Provérbios 29: 14, que fala sobre o rei que “julga os fracos com verdade” (BPT).

Fidelidade na amizade e no casamento

A fidelidade e o amor estão tão intimamente ligados no Antigo Testamento que há até uma palavra que carrega os dois significados: a palavra hesed. Podemos também traduzir esta palavra como "fidelidade amorosa". A palavra hesed é usada, por exemplo, para descrever a maneira como Rute é fiel à sogra Noémi ( Rute 3: 10).

A fidelidade no casamento é discutida em Oséias e Jeremias, onde esta é um símbolo da fidelidade à aliança de Deus. A infidelidade da mulher adúltera (Israel) contrasta com a fidelidade do marido (o Senhor):

“Israel, o meu casamento contigo é eterno

e este casamento terá, para sempre,

lealdade e justiça, amor (hesed) e ternura.

Vou-me casar contigo e serei fiel

e tu hás de reconhecer que eu sou o Senhor." (Oseias 2:19-20).

Fidelidade a Deus

Finalmente, fidelidade significa: apegar-se a Deus. Isto implica que as pessoas devem servir a Deus fielmente, sinceramente e de todo o coração ( 1 Samuel 12: 24), e que não devem adorar outros deuses ( Josué 24: 14).

 

As pessoas que são chamadas de fiéis porque viveram em obediência a Deus são Moisés ( Números 12: 7), Samuel ( 1 Samuel 2: 35) e Ezequias ( 2 Reis 18: 6) .

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: