Sociedade Bíblica de Portugal

Fé no Novo Testamento

No Novo Testamento, “fé” é o termo usado pelos cristãos para referirem as suas convicções. “Os fiéis” são pessoasque crêem em Deus e na salvação que trouxe através do seu filho Jesus Cristo. 

Palavras para “fé”

No grego, as palavras pistis (“faith”) e pisteuo (“ser fiel”) geralmente referem-se a “pôr a nossa fé numa pessoa ou coisa”. No Novo Testamento, estas palavras têm muitas vezes um significado específico: fé em Deus e em Jesus Cristo. A fé em Deus e no seu filho Jesus Cristo é um tema central do Novo Testamento. Ainda assim, nas diferentes secções que compõem o Novo Testamento, este tema está destacado de diferentes modos.

Fé nos primeiros três Evangelhos

Nos ensinamentos de Jesus, como podemos verificar nos primeiros três evangelhos, vemos a influência do significado de “fé” do Antigo Testamento. Jesus compara ter fé a ter confiança em Deus. Encoraja as pessoas a confiar em Deus enquanto rei e Pai, e no seu poder para curar e salvar. 

Fé no Evangelho de João

Tanto no evangelho como nas epístolas de João, é dado um significado mais intelectual à fé. A fé em Cristo é o mesmo que conhecer a Cristo, aceitando que ele é o Messias e o Filho de Deus.

Fé nas Epístolas de Paulo

Paulo coloca especial ênfase na importância vital da fé para a humanidade. Só quando alguém tem fé é que pode ter um relacionamento apropriado com Deus (Romanos 1:17). Só então é que conseguimos viver do modo correto. 

Fé em Hebreus

Na carta aos Hebreus, a fé é a consciência de Deus e do mundo eterno, invisível. Hebreus 11:1 propõe esta definição: “A fé é a certeza das coisas que se esperam e a garantia das coisas que se não veem”.

Fé na Carta de Tiago

A carta de Tiago critica uma espécie de fé em que a moralidade não toma parte. A fé sem ação é inútil; a fé e a ação devem andar de mãos dadas (Tiago 2:14-22).

Fé nas Cartas Pastorais, em Judas e Apocalipse

As cartas pastorais, Judas e Apocalipse usam “fé” para referirem as crenças cristãs. A Igreja estava a tornar-se mais e mais consciente da sua posição num ambiente caracterizado pela descrença, e sentia a necessidade de lutar pela sua fé e de se ater a ela (Judas 1:3).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: