Sociedade Bíblica de Portugal

A Vinda do Espírito Santo

A história de Pentecostes mostra que os diferentes idiomas do mundo não têm de ser um problema quando se trata de contar as boas novas da morte e ressurreição de Jesus. O Espírito Santo garante que todas as pessoas possam ouvir as coisas incríveis que Deus fez, no seu próprio idioma.

Os discípulos recebem o Espírito Santo

No Pentecostes, os apóstolos e os outros discípulos de Jesus recebem o Espírito Santo. Em Atos 2: 1-4, lemos que os discípulos ouvem um som como o sopro de um vento forte. Acima da cabeça de cada discípulo, também é visível uma espécie de chama. Todos os discípulos recebem o Espírito Santo e começam a falar em línguas estrangeiras.

Judeus de diferentes países

Naquela época, havia muitos judeus do estrangeiro em Jerusalém, para a Festa das Semanas. Os ancestrais desses judeus não tinham retornado a Israel depois do exílio babilónico ou tinham fugido mais tarde. Havia também pessoas de outras nações, convertidas ao judaísmo.

Em Atos 2: 9-11, existe uma lista completa de áreas no Império Romano de onde esses crentes vieram. Todas essas pessoas vieram a Jerusalém para celebrar a Festa das Semanas no Templo.

Tudo em sua própria língua

Quando os judeus de diferentes países ouvem os discípulos de Jesus falar, ficam totalmente surpresos. Na sua própria língua, cada um ouve os discípulos contar as coisas especiais que Deus fez.

Os discípulos de Jesus, que provavelmente cresceram a falar aramaico, parecem subitamente dominar todas as línguas do mundo. A variedade de idiomas no mundo não é, portanto, um problema para espalhar as boas novas.

A Torre de Babel

O início de Atos 2 é uma referência clara à história da torre de Babel no Antigo Testamento ( Génesis 11: 1-9). Quando começou a construção desta torre, todos na Terra falavam a mesma língua. Mas Deus confundiu a sua linguagem, para que ninguém mais conseguisse entender as outras pessoas.

No Pentecostes, essa confusão foi removida. Deus dá aos seguidores de Jesus o Espírito Santo, para que pessoas de todo o mundo possam ouvir as boas novas no seu próprio idioma.

 

 

 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.11
Siga-nos em: