Sociedade Bíblica de Portugal

Ecclesia: Identidade

Apesar de muitas diferenças, as igrejas domésticas desenvolveram uma identidade comunitária. Ao longo do tempo, foram se diferenciando cada vez mais da comunidade judaica e da cultura greco-romana.

 

Em Antioquia, os que pertenciam às igrejas domésticas foram chamados pela primeira vez de cristãos.

O mesmo batismo, refeição e regras

Havia igrejas domésticas em diferentes partes do Império Romano. Essas congregações naturalmente diferiam em certos aspectos das suas crenças e práticas, mas havia certas tradições importantes que compartilhavam:

  • Os novos membros eram recebidos no grupo através do ritual de iniciação do batismo, significando o fim da sua vida anterior e o início de uma nova vida.
  • Os membros da congregação reuniam-se para participar da ceia do Senhor. Partiam o pão e bebiam do mesmo cálice de vinho. Oravam e cantavam, e assim tinham comunhão uns com os outros e com o seu Senhor, Jesus Cristo.
  • Havia regras para lidar com elementos perturbadores e mesmo para excluí-los da congregação.

Uma identidade individual

Lentamente, as congregações desenvolveram a sua própria identidade individual. Eram diferentes dos grupos politeístas nas cidades greco-romanas, mas também distintos das comunidades judaicas. Isto devia-se:

  • à sua associação combinada de judeus e de não-judeus;
  • ao seu credo "um Deus, o Pai [...] e um Senhor, Jesus Cristo" ( 1 Coríntios 8: 6).

Um nome individual

As congregações tornaram-se visivelmente num movimento separado e receberam o seu próprio nome. Em Atos 9: 2, são chamados de seguidores do “Caminho”, em Atos 24: 5 “a seita dos nazarenos” e, de acordo com Atos 11: 26, foi em Antioquia que foram chamados pela primeira vez de cristãos.

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Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
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