Sociedade Bíblica de Portugal

Comunidade: Evangelhos

Podemos encontrar traços da identidade individual das várias comunidades nos quatro evangelhos.

A comunidade em Marcos

Desde o Evangelho de Marcos que há indicações de que a comunidade cristã está a começar a separar-se da comunidade judaica. Há também indicações de que houve uma certa perseguição aos cristãos por parte dessa comunidade judaica (veja, por exemplo, Marcos 4: 17).

A comunidade em Mateus

Mateus escreve para uma comunidade de ensino tipicamente judaica. Os seus leitores parecem ser por vezes completamente judeus (por exemplo, em Mateus 5: 17-19) e às vezes mais ou menos desligados da comunidade judaica (por exemplo, em Mateus 28: 5).

Mateus é o único evangelista que usa a palavra ekklesia para a comunidade local ( Mateus 18: 17) ou para a igreja no seu sentido universal ( Mateus 16: 18).

A comunidade em Lucas

Lucas ​​coloca muita ênfase nas origens judaicas do movimento de Jesus. Em Atos, Lucas justifica a inclusão dos não-judeus; no seu evangelho, parece estar a lembrá-los das suas raízes judaicas.

A comunidade em João

A partir do Evangelho segundo João, parece ter havido uma discussão séria com “os judeus”, que baniram os membros da comunidade cristã da sua sinagoga. João 21 aponta para a tensão existente entre a linha adotada por Pedro enquanto líder e o grupo associado ao “discípulo que Jesus amava”. Este último é responsável pelo caráter diferenciado do Quarto Evangelho.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: