Sociedade Bíblica de Portugal

Satanás no Antigo Testamento

A palavra Satanás como acusador

No texto em hebraico do Antigo Testamento, o termo satanás ocorre quase trinta vezes. Geralmente, refere-se a pessoas e significa "adversário" ou "acusador" (por exemplo, em Job 31: 35), que é também como é traduzido. Nesses casos, a palavra não tem nada a ver com Satanás como um ser sobrenatural.

Satanás como ser celestial

No Antigo Testamento, em três instâncias, “Satanás” refere-se a um ser celestial:

Em Números 22: 22, o anjo do Senhor que bloqueia o caminho de Balaão é referido como satan. No entanto, é provável que a palavra satanás neste texto seja usada com o significado comum de "adversário": o anjo pára Balaão e, portanto, ele é o seu "adversário".

O significado de Satanás como um ser celestial

O significado exato de Satanás nos textos em que ele aparece como um ser celestial é duvidoso. Nem todas as passagens apontam na mesma direção.

 

Em Job 1-2 e Zacarias 3: 1-2 Satanás faz parte do conselho celestial. Nos dois textos, Satanás parece ter um papel negativo, de adversário de Deus. Mas o seu poder é limitado: é Deus quem decide o que acontece.

 

Em 1 Crónicas 21: 1 Satanás tem mais poder, atuando como um tentador. Aqui, Satanás talvez seja usado principalmente para aliviar Deus desse fardo. Não foi Deus quem levou David a pecar (como em 2 Samuel 24: 1), mas "um satanás".

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: