Sociedade Bíblica de Portugal

1 Samuel

Em 1 Samuel, lemos sobre o profeta Samuel, sobre o rei Saul, que é o primeiro rei de Israel, e sobre a ascensão do rei David. 1 e 2 Samuel formam uma história contínua, mas nas Bíblias a história está narrada em dois livros e prossegue em 1 e 2 Reis.

Título do livro

1 Samuel recebeu o nome de uma das personagens principais das narrativas, o profeta Samuel. Foi a última pessoa a liderar Israel como juiz. Por esta razão, marca a transição do tempo dos juízes para o dos reis.

Conteúdo

Em 1 Samuel, estão ligados vários temas:

  • O povo de Israel pede e recebe um rei, assim como todas as outras nações. Isto tem consequências sociais e políticas a longo prazo para a sociedade.
  • Ao mesmo tempo, Samuel faz soar um aviso profético. Adverte o povo contra a instituição de uma monarquia hereditária. Lembra-lhes ainda que, no final, é Deus quem permanece como rei do seu povo, mesmo que um rei terreno exerça controle militar e administrativo. É Deus quem sempre determina o curso da história.
  • A legitimação da dinastia de David é um tema muito importante. David é informado de que a sua casa real duraria para sempre. Essa promessa é o ponto de partida para a expetativa de que surja um rei ideal num período posterior.

Estilo

As histórias em 1 e 2 Samuel são uma mistura de narrativa e relato histórico. Estes livros podem ser vistos como um ponto alto na literatura bíblica.

As experiências das diferentes personagens são apresentadas e contrastadas entre si em cenas variadas. Grande parte do enredo desenvolve-se em diálogos animados e realistas. Em contraste com 1 Reis} e 2 Reis, o narrador não faz quase nenhum comentário aos eventos relatados. Cabe ao próprio leitor formar o seu próprio julgamento.

As histórias são intercaladas com canções, orações e listagens.

Posição na Bíblia

Com base no seu conteúdo histórico, 1 e 2 Samuel são contados como livros históricos.

Na Bíblia Hebraica, a Tanakh, 1 e 2 Samuel são colocados junto com Josué, Juízes, 1 Reis e 2 Reis e com os Primeiros Profetas. Estes livros contam como os israelitas se apossaram da terra de Canaã e se estabeleceram ali. Os profetas lembram constantemente o povo da lei de Moisés e advertem contra a violação dos mandamentos. 

 

Passagens bíblicas relacionadas

1 Samuel 1

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: