Sociedade Bíblica de Portugal

1 Samuel: Estrutura

1 Samuel passa-se no período de transição entre o tempo dos juízes e o tempo dos reis. Ao considerar o arranjo do texto de 1 Samuel, devemos incluir também 2 Samuel 1.

Podem ser distinguidas três secções entre 1 Samuel 1 a 2 Samuel 1:

O papel de Samuel

A primeira parte, 1 Samuel 1-8, começa com o nascimento de Samuel. Os filhos de Samuel parecem não ser pessoas adequadas para seguirem o pai como juízes. Por esta razão, os israelitas pedem um rei. Samuel aquiesce, de má vontade.

Rei Saul

A segunda parte, 1 Samuel 9-16, conta como Saul é designado por Deus para ser o rei e é confirmado pelo povo. Mas Saul é desobediente a Deus e, portanto, os seus descendentes não continuarão a sua linhagem real.

A ascensão de David

A terceira parte, 1 Samuel 16–2 Samuel 1, descreve o declínio de Saul e a ascensão de David como futuro rei. Saul é rejeitado por Deus e Davi é ungido como rei. O relacionamento de amor e ódio transforma-se inevitavelmente numa luta pelo poder. Os filhos de Saul, Jónatas e Mical, escolhem ficar do lado de Davi. Quando Saul e Jónatas morrem na batalha contra os filisteus, David alcança finalmente o trono. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: