Sociedade Bíblica de Portugal

2 Samuel: Estrutura

2 Samuel 1 forma a conclusão das histórias de 1 Samuel. A partir de 2 Samuel 2 em diante, três seções podem ser distinguidas.

O reinado de Davi

A primeira secção ( 2 Samuel 2-8) descreve como David estabelece o seu reinado  firmemente sobre Judá e Israel. David muda a corte de Hebrom para Jerusalém e traz também a Arca de Deus para Jerusalém. Pretende construir um templo para Deus, mas o profeta Natan diz-lhe que será o seu filho e não ele quem construirá um templo.

Má conduta de David

A segunda secção ( 2 Samuel 9-20, com uma história que continua em 1 Reis 1-2), e que parece retratar David como estando longe de ser um rei ideal. David comete adultério e assassinato. É punido por isso com a  morte de quatro dos seus cinco filhos. Por causa da sua própria má conduta, David não está em posição de agir contra Absalão, e isto põe em perigo a unidade do reino. No entanto, o seu filho Salomão será um bom rei.

Histórias, poemas e declarações

A terceira secção ( 2 Samuel 21-24) é uma coleção de histórias, poemas e declarações individuais. Retomam-se os temas de 2 Samuel 2-8. Em 2 Samuel 24 é-nos indicado o local do Templo, que já tinha sido mencionado em 2 Samuel 7.

A canção em 2 Samuel 22 é quase a mesma que no Salmo 18.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.7
Siga-nos em: