Sociedade Bíblica de Portugal

A História do Cronista

O termo "História do cronista" foi cunhado pelos estudiosos da Bíblia para se referirem aos livros de 1 e 2 Crónicas e Esdras e Neemias. Na opinião dos estudiosos, esses livros formam uma narrativa contínua, como de Josué a 2 Reis.

História de um cronista

Havia ainda uma boa razão para esta ideia. Os versos de abertura de Esdras e os versos de encerramento de 2 Crónicas são quase os mesmos, e o conteúdo e o estilo são semelhantes. Portanto, supunha-se que Esdras e Neemias teriam sido escritos pelo autor de 1 e 2 Crónicas ou por alguém com o mesmo espírito. Esse autor pode ter pretendido compilar uma única grande obra histórica que começou com o primeiro ser humano ( 1 Crónicas 1: 1) e terminou com a reconstrução do Templo (515 aC) e dos muros de Jerusalém ( por volta de 443 aC) em Esdras-Neemias.

Críticas

Atualmente,está a ser dada mais atenção às diferenças de ênfase entre (1 e 2) Crónicas e Esdras-Neemias. A noção de uma obra histórica contínua como obra de um único autor (ou um grupo de autores) está a ser rejeitada. A conclusão de Crónicas ( 2 Crónicas 36: 22-23) foi provavelmentei adicionada mais tarde para estabelecer uma ligação clara com o livro de Esdras.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: