Sociedade Bíblica de Portugal

A Primeira Carta de Paulo aos Coríntios

Paulo escreveu a primeira carta à igreja em Corinto a partir de Éfeso, provavelmente em 55 dC. De acordo com 1 Coríntios 5: 9, já tinha enviado uma carta anteriormente, que não foi preservada.

A igreja em Corinto

A igreja que Paulo havia fundado por volta de 50 dC, consistia principalmente de cristãos de origem não-judaica. Na sua carta, quer convencer os cristãos de Corinto a permanecerem fiéis à sua visão e a viver de uma maneira que, segundo ele, é adequada para os seguidores da fé.

Razões para escrever

Em 1 Coríntios, Paulo reage aos relatórios orais e a uma carta que lhe foi enviada pela igreja em Corinto. 

Após a partida de Paulo, houve pregadores que foram a Corinto espalhar ideias diferentes das dele, o que causou a formação de várias fações dentro da igreja. As diferenças de opinião são principalmente acerca do modo de vida que a fé cristã implica. Paulo quer convencer os cristãos de que devem continuar a acreditar e viver como ele lhes ensinou.

Temas

Os temas recorrentes nesta carta são a necessidade de unidade dentro da igreja cristã e o amor que os membros da igreja devem ter uns pelos outros. Estes temas vêm à tona em vários lugares da carta. Paulo discute estes temas em resposta aos relatórios de Corinto. Como alguns membros da igreja aceitam a ideia de que a liberdade cristã significa que tudo é permissível, Paulo escreve várias vezes acerca do significado da liberdade. 

Estilo

1 Coríntios é uma carta em que Paulo faz uso de muitas frases longas e de um vocabulário teológico. O tom é frequentemente pessoal e pastoral; Paulo é solidário com os habitantes de Corinto. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.9
Siga-nos em: