Sociedade Bíblica de Portugal

A Carta de Paulo aos Filipenses

Esta carta do apóstolo Paulo é dirigida à igreja em Filipos. Paulo escreveu a carta por volta de 55 dC em Éfeso, ou por volta de 60 dC em Roma. Na carta, Paulo convida os cristãos a viverem vidas cheias de amor ​​e exemplares e a distanciarem-se dos pregadores que trazem outro evangelho.

Tema

Nesta carta, Paulo adverte os crentes em Filipos sobre pregadores itinerantes que pregam outro evangelho, diferente do que ele pregou. O ponto mais importante da crítica é o facto de pregarem que os não-judeus que acreditam em Jesus devem ser circuncidados e obedecerem à lei de Moisés. 

Paulo agradece à igreja pelo apoio que recebeu e incentiva-os a apoiarem-se mutuamente. Elogia as virtudes que atribui à igreja e usa-as como exemplo para outras comunidades cristãs. 

Paulo ataca ferozmente os seus oponentes e usa palavras duras: 'cães' e 'cortando em pedaços' (como um jogo de palavras intencional com a ideia da circuncisão) em Filipenses 3: 2; e 'refugo' em Filipenses 3: 8). Mostra como Paulo está motivado na sua luta pelo que acredita ser a visão correta do evangelho.

Estilo

Filipenses é uma carta com muitas frases longas. Há também uso copioso da linguagem teológica. 

Passagens bíblicas relacionadas

Filipenses 3.8 Filipenses 3.2

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: