Sociedade Bíblica de Portugal

A Carta de Paulo aos Colossenses

Esta carta foi escrita no nome do apóstolo Paulo e dirigida à igreja de Colossos, mas não sabemos com absoluta certeza onde e quando foi escrita. A sua autoria é contestada por alguns. Fala do poder que foi dado a Cristo sobre toda a criação. 

Tema

Os cristãos de Colossos recebem uma carta sobre o significado da afirmação de que Jesus Cristo é Senhor. Tudo foi criado por Cristo, e portanto Cristo é mais importante do que tudo e todos. O corpo de Cristo é constituído não só pela igreja e pelos crentes mas pelo mundo inteiro. Este Cristo cósmico também é mencionado noutras cartas (por exemplo 1 Coríntios 8:6), mas nesta carta é o foco de toda a atenção.
A carta explica aos cristãos de Colossos que há apenas uma realidade, e que Cristo tem poder sobre ela. As palavras ‘entendimento’, ‘sabedoria’ e ‘conhecimento’ ocorrem com frequência.

Estilo

Colossenses está escrita num estilo epistolar neutro, sem coloquialismos ou passagens invulgarmente complexas. O primeiro capítulo  (Colossenses 1:15-20) contém uma secção poética. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: