Sociedade Bíblica de Portugal

2 Timóteo

A Segunda Carta a Timóteo é atribuída ao apóstolo Paulo e é dirigida ao seu companheiro de ministério, Timóteo. Não se sabe com absoluta certeza quando foi escrita nem por quem. A carta dá instruções aos líderes da comunidade cristã. A Primeira e a Segunda Carta a Timóteo, juntamente com a a carta a Tito, são conhecidas como “cartas pastorais”. 

Tema

Nas cartas pastorais, há oposição aos "falsos mestres". Em alguns casos, a referência é aos ex-discípulos de Paulo. São frequentemente apresentados como oponentes diretos dos seguidores mais confiáveis ​​de Paulo. É provável que ambos os grupos pregassem uma versão simples dos ensinamentos de Paulo, embora as cartas não deem informações detalhadas sobre isso.

As cartas parecem resumir os ensinamentos de Paulo. Um componente importante disso são as regras de comportamento na igreja e na vida quotidiana. 

As cartas pastorais são os textos mais conservadores do Novo Testamento. Nelas, pessoas em posições subordinadas, como crianças, mulheres e escravos, são encorajadas a serem obedientes. E os crentes são chamados a viver de tal maneira que ninguém possa escandalizar-se com eles.

O tom conservador dessas cartas provavelmente está relacionado com os conflitos latentes que as comunidades cristãs despertaram nas outras, causadas pelo seu comportamento desviante.

Género

2 Timóteo é uma carta que estabelece regras para a vida da igreja e a vida na sociedade. É um testamento na forma de uma carta.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: