Sociedade Bíblica de Portugal

2 Timóteo: Autoria e Datação

Alguns académicos defendem a teoria de que a Segunda Carta a Timóteo não foi escrita por Paulo, mas por um dos seus discípulos. Se a carta não for de Paulo, poderá ter sido escrita no final do primeiro ou no início do segundo século.

Cartas pastorais de Paulo

A Segunda Carta a Timóteo é conhecida como uma das três "cartas pastorais". Essas cartas contêm inúmeras instruções para a política pastoral dos líderes das comunidades cristãs. As cartas pastorais teriam sido escritas por Paulo e endereçadas a um dos cooperadores de Paulo, neste caso a Timóteo, que estava em Éfeso.
Alguns estudiosos argumentam que, do ponto de vista histórico, pode não estar correto dizer que Paulo escreveu as cartas, já que:

  • no uso e no estilo das palavras, as cartas pastorais desviam-se acentuadamente das ditas “genuínas” cartas de Paulo
  • as cartas pastorais pressupõem uma passagem do tempo e o relato de uma prisão que são difíceis de conciliar com os outros períodos do Novo Testamento; 
  • há menção a desenvolvimentos nas comunidades que não se verificavam ainda no tempo de Paulo.

Um discípulo de Paulo

Se essa teoria estiver certa, implicaria aceitar que um dos discípulos de Paulo tenha escrito estas cartas algumas décadas após a morte de Paulo. Esse discípulo poderia ter feito isto por causa de uma diferença de opinião sobre o significado da interpretação da fé por Paulo. Ao escrever sob o nome de Paulo, o discípulo poderia apresentar-se como uma autoridade. Também era comum, nas escolas de filosofia da época, os discípulos escreverem cartas em nome de um mestre que já havia morrido. Dessa forma, poderiam fornecer uma resposta para perguntas controversas e dar conselhos sobre questões do tempo em que viviam.

 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: