Sociedade Bíblica de Portugal

1 Pedro

A Primeira Carta de Pedro é uma das chamadas cartas gerais ou católicas, não endereçadas a uma pessoa ou comunidade em particular, mas pretendendo ser uma carta circular com o maior número possível de cristãos em mente. A carta é atribuída ao apóstolo Pedro. Não se sabe quando a carta foi escrita.

Tema

O objetivo da carta é incentivar os cristãos a permanecerem firmes na sua fé. Para muitos cristãos, optar por uma nova religião significava um rompimento com grupos ou associações das quais alguém anteriormente teria sido membro e, muitas vezes, até com a própria família. Além disso, os cristãos recusavam-se a adorar os deuses que garantiriam o bem-estar da sociedade, o que era considerado uma traição contra a própria sociedade.

Os cristãos a quem a carta é dirigida tiveram de lidar com tudo isso. Foram vistos como criminosos e foram vítimas de abuso. O tema central da carta é, portanto, o sofrimento e como lidar com ele. Os leitores são chamados a testemunhar a sua fé, em palavras e ações, num ambiente hostil. Como resultado, pode não haver fim para o seu sofrimento, mas isto pode ser visto como um reflexo da justiça exemplificada por Jesus. O objetivo final é a salvação no final dos tempos, que os cristãos esperam que seja no futuro próximo.

Estilo

O grego deste texto é elegante, usando expressões de bom estilo. O autor usa um grande número de palavras que não são encontradas em nenhum outro lugar do Novo Testamento.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: