Sociedade Bíblica de Portugal

2 Pedro

Embora a Segunda Carta de Pedro seja chamada de carta, ela não apresenta as características de uma carta pessoal. A escrita tem muito mais em comum com o gêéero "testamento". Os escritos são atribuídos ao apóstolo Pedro. Não se sabe quando a carta foi escrita.

Tema

O conteúdo da carta é marcado pelos elementos tradicionais de um testamento. O escritor recorda momentos de revelação da sua própria vida e considera a sua própria morte. Incentiva os seus leitores, estimulando-os a aderir à fé que receberam, mesmo depois da morte de Pedro. Em termos concretos, podem alcançar este objetivo vivendo vidas piedosas, caracterizadas acima de tudo pelo amor.

Um tema importante é o retorno de Cristo. Havia falsos mestres e escarnecedores que estavam a tentar semear discórdia e dúvida negando o retorno, por tardar. Os crentes são encorajados a permanecerem firmes e a confiarem nas promessas para o futuro, no retorno de Cristo e no alvorecer de um novo céu e uma nova terra onde a justiça habitará. Referências às Escrituras e tradição são usadas para sublinhar a certeza de que os justos serão salvos e que aqueles que rejeitarem a Deus e os seus mandamentos perecerão.

Estilo

O livro foi escrito num estilo elevado; usa um vocabulário relativamente abundante como não se encontra em nenhum outro lugar do Novo Testamento.

Género

Como a primeira carta de Pedro, 2 Pedro é uma carta circular, não sendo destinada a uma única comunidade, mas a todos os cristãos. Além disso, também deve ser lida como um testamento apostólico, um género no qual ocorrem elementos como a morte de um líder, uma divisão na igreja e um lembrete da importância das Escrituras e da tradição.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: