Sociedade Bíblica de Portugal

1 João

A Primeira Carta de João é a mais longa das três cartas atribuídas a João. Em certos aspetos, estas três missivas encaixam bem no evangelho de João. Não se sabe se a carta foi escrita pelo apóstolo João. Foi provavelmente escrita no final do primeiro século dC. A carta adverte acerca dos falsos mestres que negam que Jesus tenha sido verdadeiramente homem.

Tema

1 João foi escrita numa situação de crise. Esta situação dita o tema da escrita. A convicção do autor de que Jesus Cristo foi enviado por Deus para salvar a humanidade é a convicção que se destaca. Isto mostra quão grande é o amor com o qual Deus amou o mundo. Quem acredita nisso, tem a vida eterna. Associado a esta ideia está a chamada para amar o próximo.

Esta mensagem é um aviso contra a divisão dentro das igrejas acerca da questão da humanidade de Jesus. Segundo o autor, os crentes devem resistir aos falsos mestres que dizem que Jesus nunca foi verdadeiramente humano.

Em 1 João, assim como no Evangelho de João, a ênfase é colocada na divisão entre “o mundo” e os filhos de Deus. A divisão entre o mundo e os crentes tornou-se especialmente importante como resultado do conflito, porque, segundo o autor, os enganadores não podem ser considerados filhos de Deus. 

Género

1 João não é uma carta típica - a introdução habitual e a saudação final estão ausentes. A escrita também não é um texto geral para toda a cristandade, pois o autor dirige-se a um grupo muito específico de congregações pelas quais se sente responsável.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: