Sociedade Bíblica de Portugal

Nilo

 

O Nilo é um dos rios mais longos do mundo. A sua origem está tanto no "Nilo Azul", no lago Tana, na Etiópia, como no "Nilo Branco", no lago Vitória. Estes dois rios fluem para o norte e juntam-se em Cartum, a capital do Sudão. Depois disso, o Nilo flui mais para norte, através do Egito, desaguando no mar Mediterrâneo.

O presente do Nilo

O nome “Nilo” vem do grego. No Antigo Testamento, o Nilo não é referido pelo nome, mas pela palavra de empréstimo egípcia ye'or, que significa "rio".

Na Antiguidade, o Egito era conhecido como “o presente do Nilo". A cheia anual deste rio garantia que a terra agrícola era coberta com sedimentos férteis a cada ano. Quando a represa de Aswan foi construída, isto deixou de acontecer.

A subida e a descida das águas do Nilo

As subidas e descidas do Nilo também era bem conhecidas nos tempos do Antigo Testamento. Portanto, este fenómeno é usado como uma imagem em Amós 8: 8: a terra eleva-se e desce novamente, como o Nilo.

A subida das águas do Nilo era responsável pela fertilidade da terra. Portanto, esse fenómeno é usado em Jeremias 46: 7-8 como uma imagem do poder militar do Egito. Os egípcios encherão a terra de água, como o Nilo, mas não o fazem para trazer fertilidade, mas para destruir as cidades do inimigo. Portanto, é de grande importância para os israelitas que a água do Nilo seja mantida sob controle.

Água em sangue

No Antigo Testamento, o Nilo tem geralmente conotações desfavoráveis. Moisés é salvo do rio Nilo quando era bebé. É por isso que ele é chamado de "Moisés", que significa "puxar da água" ( Êxodo 2: 10).

Quando Moisés é adulto, ele e o seu irmão Arão mostram que Deus tem poder sobre o Egito, transformando a água do Nilo em sangue ({Êxodo 7: 17-18; veja também Salmos 78: 44).

Não há água no Nilo

Outra maneira de quebrar o poder do Egito é secando o Nilo. Quando isso acontece, nenhum milho ou linho pode ser plantado e nenhum peixe pode ser pescado. Na profecia do julgamento sobre o Egito em Isaías 19: 5-8, é anunciado que a água no Nilo secará (veja também Ezequiel 30: 12).

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: