Sociedade Bíblica de Portugal

Alianças no Antigo Oriente Próximo

O estabelecimento de alianças desempenhou um papel importante na vida social e política do Antigo Oriente Próximo. Foram preservados numerosos textos de tratados internacionais da época da Bíblia. Essas alianças e tratados dos países ao redor da antiga Israel podem lançar mais luz sobre o significado de aliança na Bíblia. Os mais importantes são:

  • tratados hititas do final da Idade do Bronze (1550-1200 aC);
  • Juramentos assírios de fidelidade, datados desde o início da Idade do Ferro (900-600 aC).

Tratados hititas

Existem muitos tratados internacionais remanescentes do final da Idade do Bronze (1550-1200 aC), particularmente os elaborados pelos reis hititas. Estes são principalmente tratados de soberania: um rei poderoso impôs uma aliança a um "vassalo", o governante de uma nação inferior.

Estes tratados tinham uma estrutura fixa que às vezes vemos refletida na forma de certos convénios bíblicos (particularmente a aliança mosaica). Um tratado consistia dos seguintes elementos:

  1. 1. Identificação do rei que estabelecia a aliança.
  2. 2. Prólogo histórico. Aqui o rei menciona os favores que fez ao vassalo no passado. Espera-se que o vassalo obedeça à aliança por gratidão.
  3. 3. Obrigações que o vassalo deve cumprir para manter um bom relacionamento com o rei.
  4. 4. Estipulação de que uma cópia do tratado deve ser colocada no templo e que o tratado deve ser lido regularmente ao povo.
  5. 5. Lista de testemunhas que cuidarão da implementação do tratado. Estas são sempre deuses. Céu e terra, montanhas e rios são por vezes também chamados como testemunhas (um tema que também ocorre na Bíblia).
  6. 6. Lista de bençãos e maldições. As testemunhas - os deuses - abençoarão ou amaldiçoarão o vassalo e os seus súditos, dependendo de obedecerem ou não ao tratado.
  7. 7. Realização de um ritual para selar o tratado e colocá-lo em prática. Geralmente, era sacrificado um animal. Este animal representa o vassalo: assim como o animal é morto, o vassalo e os seus súditos também serão mortos se se quebrar o juramento.

Os Juramentos Assírios de Fidelidade

Também foram encontrados outros tratados do período do Império Neo-Assírio (900-600 aC). São de natureza diferente dos tratados hititas: são menos refinados e elaborados. Há alguns elementos em falta, como o prólogo histórico e as bençãos. No entanto, as maldições são abundantes. Estas alianças parecem ter sido impostas exclusivamente por força militar. São portanto diferentes dos tratados hititas, por não já não darem a impressão de assentarem na confiança mútua.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: