Sociedade Bíblica de Portugal

Amon e os Amonitas

Os amonitas eram os habitantes do reino de Amon, situado a leste de Israel, com Rabat-Amon como capital. Os amonitas estavam ligados aos israelitas pelo sangue e a sua língua não era muito diferente do hebraico. Entraram em vários conflitos com os israelitas, e por esta razão não têm boa reputação na Bíblia. Em Génesis 19:30-38, por exemplo, conta-se a história do seu patriarca Benami e da sua concepção incestuosa por meio de Lot e das suas filhas.

Origem de Amon

Quanto os Povos do Mar perturbaram completamente o equilíbrio frágil da Ásia Ocidental, por volta de 1200 aC, os amonitas viram aí a sua oportunidade para formarem o seu próprio reino. A cidade capital, Rabt-Amon, já existia no período cananeu. 

Conflitos com os Israelitas

A Bíblia menciona vários conflitos entre Amon e Israel. Os amonitas tentaram conquistar Guilead, mas os israelitas consideravam-na como sua herança. 

O juiz Jefté teve sucesso ao derrotar os amonitas (Juizes 10:6-11:36). Saúl lutou contra os amonitas de novo, quando estes cercaram a cidade israelita de Jabés, em Guilead (1 Samuel 11:1-11). David derrotou os amonitas (2 Samuel 10). Mais tarde, estes recuperaram a sua independência. 

Profecias contra Amon

A intensidade do ódio entre as duas nações pode ser atestada pelas profecias contra Amon que se encontram no Antigo Testamento (Isaías 11:14, Jeremias 49:1-6, Ezequiel 25:1-7, Amós 1:13-15 e Sofonias 2:8-9). Esta separação também se tornou evidente na proibição de incluir os amonitas na comunidade do Senhor (Deuteronómio 23:3 e Neemias 13:1).

A História tardia de Amon

O rei assírio Tiglat-Falasar III fez de Amon um seu estado-vassalo em 734 aC. Depois da queda do império assírio, Amon passou a pagar tributo à Babilónia. Em 582 aC, foi anexado pelos babilónios. Amon desempenhou um papel obscuro na queda do reino de Judá (Jeremias 41:10-15).

Os amonitas persistiram enquanto nação tanto na era persa como no período helenístico. Continuaram a ser inimigos dos judeus, como foi evidente no tempo de Neemias (Neemias 4:1-2) e durante a revolta dos Macabeus (1 Macabeus 5:6-7).

Na era romana, a cidade capital Rabat-Amon, nessa altura rebatizada de Filadélfia, pertencia à Decápolis. Em 106 dC, a região foi integrada na província da Arábia. E assim Amon chegou ao seu fim definitivo, muito embora o seu nome perdure ainda nos dias de hoje, na capital da Jordânia: Aman. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: