Sociedade Bíblica de Portugal

O Reino do Sul de Judá

O Reino do Sul de Judá é o nome dado à região governada pelos descendentes dos reis David e Salomão, por volta de 926 aC. A sua capital era Jerusalém. Muitas vezes havia tensões entre o Reino do Sul de Judá e o Reino do Norte de Israel. Em 586 aC, o Reino do Sul entrou em colapso. Os babilónios tomaram a capital, Jerusalém, e destruíram o templo.

O surgimento do Reino do Sul 

Salomão teve como objetivo manter as tribos israelitas unidas politicamente. Após sua morte, as tribos do norte queriam mais independência, mas o filho de Salomão, Roboão, não estava preparado para conceder tal coisa. Jeroboão conseguiu consolidar a resistência, resultando na separação das dez tribos do norte da aliança. O novo estado em que Jeroboão era rei é chamado de "Israel" na Bíblia.

Roboão também não teve sucesso na conquista do Reino do Norte. Permaneceu rei das duas tribos do sul, com Jerusalém como sua capital. Como essa região pertencia principalmente à tribo de Judá, o Reino do Sul é chamado de 'Judá' na Bíblia. 

Economicamente sem importância 

Comparado com Israel, Judá era economicamente fraco e sem importância política. Não estava situado numa rota comercial. No entanto, o templo em Jerusalém tinha muito prestígio, remontando ao rei David, o fundador da sua casa real. Um fator estável neste pequeno reino foi que houve sempre um descendente de David no trono ( 2 Samuel 7: 1-16).

Israel permaneceu um vizinho perigoso. Portanto, em 732 aC, o rei da Judeia, Acaz, buscou o apoio do rei assírio e Judá tornou-se num estado vassalo da Assíria. Em 722 aC, os assírios conquistaram o Reino do Norte e apenas o Reino do Sul de Judá sobreviveu. 

A queda do Reino do Sul 

Judá floresceu sob o rei Josias, que conquistou a região do antigo Reino do Norte por volta de 620 aC. Mas o seu filho, Joaquim, tornou-se novamente num vassalo, primeiro do Egito e depois da Babilónia. Joaquim rebelou-se contra o rei da Babilónia, mas o Levante foi esmagado.

O último rei de Judá foi Sedecias. Também ele se revoltou contra os babilónios, mas foi derrotado. Essa derrota significou o fim do Reino do Sul de Judá. Jerusalém foi conquistada e o templo que o rei Salomão havia construído ardeu por completo..

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.10
Siga-nos em: