Sociedade Bíblica de Portugal

Ashera

Achera é o nome de uma deusa cananeia que era adorada em grande parte do antigo Oriente Próximo. No Antigo Testamento, a palavra hebraica asherah também é frequentemente usada para se referir a um poste-ídolo de madeira, que representava a deusa.

Achera na mitologia

Na era babilónica antiga, dizia-se que Achera era a consorte do deus amorreu Amurru. Em Ugarit, ela era a consorte de El, o deus mais alto. Era mãe de setenta deuses, incluindo Baal.

Inscrições

Em Israel, foram encontradas várias inscrições que mencionam Achera. Essas inscrições falam de "YHWH e sua Achera". Muito provavelmente, Achera era por vezes vista como a consorte de YHWH e adorada dessa maneira. O seu papel teria incluído interceder pelas pessoas junto de YHWH.

O poste-ídolo de Achera

Também sabemos sobre Achera do Antigo Testamento. Achera é mencionada como o nome de uma deusa, mas muitas vezes a palavra asherah refere-se a um poste de madeira que representava essa deusa. Pensa-se que esses postes de Achera tenham sido um local de sacrifício em Israel, onde certos deuses eram adorados. Às vezes, Achera era adorada ao lado do Deus de Israel, e às vezes ao lado de Baal. Essas práticas religiosas são criticadas nas Escrituras.

Achera e a queda de Israel e Judá

Os textos do Antigo Testamento que mencionam Achera criticam fortemente o culto a essa deusa. Ao adorar Achera, os israelitas teriam contribuído para a desgraça do Reino do Norte de Israel e do Reino do Sul de Judá (veja, por exemplo,% 2 Reis 17: 16%}).

Passagens bíblicas relacionadas

2 Reis 23 Juízes 6

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: